anortosito e basalto são os principais tipos de rochas encontradas na superfície da lua. Basalto tipos de rocha são mais escuras , porque contêm uma grande quantidade de ferro, que absorve a luz . Amostras anortosito conter o feldspato mineral mais leve. Amostras de rochas trouxe de volta depois de pousos lunares Apollo contar a história de uma superfície de terra que foi golpeado repetidamente por meteoros . Muitas rochas mostrar sinais de que está sendo derretido pelo impacto desses meteoros .
Lunar Mare basaltos
Lunar égua basaltos são rochas ígneas vulcânicas geradas pelo calor induzido por meio de meteoros gigantescos atingindo a superfície da lua. Lava irrompeu na bacia cratera e resfriado lentamente, o que fez com que a textura incomum. Alguns basaltos égua têm texturas que indicam a lava foi cristalizando progressivamente enquanto refrigerado; outros têm texturas que indicam que eles resfriado mais rapidamente. Estas são as rochas mais jovens e mostram pouca evidência de metamorfismo de choque de meteoros que atingem eles.
Plutónico Ígnea
maioria do altiplano lunar é coberta com plutónico rocha ígnea , as rochas originais da lua . Estes são rochas muito antigas e mostrar metamorfismo de choque significativo de meteoritos que atingem a lua. Todas as rochas ígneas plutônicas --- anortositos , norites e troctolitos --- tem feldspato, mas apenas os anortositos são completamente feldspato . Os outros dois também continha olivina e piroxeno , respectivamente . A crosta mais velho era rica em feldspato , que quando derretido se tornou flutuante e flutuava à superfície.
Impacto Lunar brechas
brechas de impacto lunar é o tipo mais comum de lua rock, eles são feitos de escombros de meteoros que atingiram a lua. O calor da colisão cimentada nas rochas juntos . Breccias são ou monomíticas , o que significa que eles contêm apenas um tipo de rocha, ou polimíticas quando eles contêm mais. Breccias mentir em grandes regiões da superfície da lua e foram mapeados usando um telescópio. A maioria das rochas são polimíticas .