Os painéis solares são feitos principalmente de silício, que é um produto seguro e natural da Terra , sendo o segundo elemento mais abundante na crosta da Terra (depois de oxigênio). O silício não é uma grande preocupação quando se trata de painéis solares. São os componentes químicos combinados com o silício , que são motivo de preocupação, já que a maioria deles são altamente tóxicos.
Substâncias tóxicas
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças enumera várias centenas de substâncias químicas e alerta para os perigos destes vários elementos , juntamente com os sintomas que poderiam ocorrer com o contato . O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional suporta estes resultados , relatando que os produtos químicos usados na fabricação de painéis solares têm o potencial de causar danos ambientais significativos. A lista de perigosos, causadores de câncer produtos químicos utilizados na construção de painéis solares é extensa e alarmante.
Eliminação Preocupações
Lixo eletrônico é uma preocupação crescente . capacidades
o ciclo de vida e reciclagem de painéis solares também são incertos e preocupante. A Coalizão de Tóxicos do Vale do Silício , um grupo de vigilância com sede na Califórnia , é a sensibilização sobre a carga de resíduos de painéis solares. A quantidade de equipamentos elétricos sendo eliminados diariamente está crescendo exponencialmente . Se um plano altamente desenvolvido para a eliminação de painéis solares não é logo posto em prática , haverá graves consequências ambientais para enfrentar , incluindo questões de toxicidade, aterros sanitários e trabalhistas.
Energia e Emissões
A fabricação de painéis solares em última análise, requer uma quantidade imensa de energia - ironicamente, de energia a carvão . Mesmo com uma crescente consciência e tanto o desejo ea demanda para reduzir as emissões industriais, contaminantes ( principalmente mercúrio) são inevitavelmente libertados no ambiente durante o processo de fabricação de painéis solares. O mercúrio é uma substância tóxica conhecida por prejudicar a função cerebral humana. A queima do carvão também libera compostos orgânicos voláteis a uma taxa de mais de 30 toneladas por ano em apenas uma fábrica de painéis solares . VOCs são conhecidos por causar câncer.