Identificar os componentes do ecossistema. Determinar quais espécies vivem no ecossistema e observe o tamanho de suas populações em relação a um outro. Avaliar os recursos não- vivos do ambiente e como as espécies de plantas e animais dependem dos recursos naturais disponíveis. Por exemplo, no caso de um ecossistema de água doce, observar como espécies usam o recurso para a hidratação , abrigo e proteção contra predadores , e como , por sua vez as atividades da espécie regenerar a água e ajudam a manter a sua qualidade.
2
Avaliar a cadeia alimentar existente. Dentro de ecossistemas , os nutrientes são distribuídos para apoiar o equilíbrio das espécies, definido principalmente pelo predador e presa relacionamentos e um gradiente de alimentação. Um gradiente de alimentação descreve os níveis sucessivos de espécies como obter os nutrientes necessários para sustentar a vida. Por exemplo, em um ecossistema de zonas húmidas , pequenos peixes geralmente se alimentam de plâncton, maior de alimentos para peixes em variedades menores, e aves aquáticas e mamíferos predadores de peixes maiores. Enquanto cadeias alimentares estão sujeitos a flutuações menores, um equilíbrio de vida exige relações de alimentação bastante estáveis.
3
Identificar ameaças para equilibrar de equilíbrio vida.A de vida num ecossistema é interrompido quando há é uma grande mudança na população de uma espécie ou a qualidade de um recurso natural. A maioria das interrupções são causadas por influências externas , como a poluição , contaminação ou infecção por um vírus.
4
Avaliar a fonte da interrupção . Dentro de um ecossistema, problemas tipicamente resultam de subprodutos nocivos das atividades circundantes, tais como a introdução de mercúrio nos cursos de água . Neste caso, embora o mercúrio é a ameaça imediata ao equilíbrio da vida , a fonte da interrupção é a chuva ácida , que por sua vez é gerado pelas atividades industriais. Identificar a origem do desequilíbrio requer traçar um contaminante ou poluente de volta às suas origens .
5
eliminar a fonte de perturbação. Embora sejam difíceis de conseguir, para manter o equilíbrio da vida , ecossistemas deve ser protegido contra as influências externas prejudiciais . Enquanto que muitas vezes não é possível eliminar completamente a fonte de dano , os níveis de exposição pode ser modificado para reduzir os riscos associados . Por exemplo, defensivos agrícolas são prejudiciais para os ecossistemas aquáticos, e ainda estão dependia para a produção de alimentos moderna. Para preservar o equilíbrio da vida , neste cenário , os produtores agrícolas devem evitar derramamento químico de entrar em fontes de água , e, quando possível , deve explorar o uso de alternativas menos tóxicas de pesticidas .