Um dos fatores de saúde mais preocupantes em relação a má qualidade do ar interior é os tempos de exposição extremamente longos vividos por ocupantes de um edifício. Basta somar o número de horas gastas em casa ou dentro de um escritório para a maioria de nós em uma base diária vai revelar o perigo de ter mesmo pequenas quantidades de contaminantes perigosos no ar nesses locais . Má qualidade do ar na rua, por outro lado , pode levar a exposições limitadas e interrompidos na maioria dos casos .
Vulnerabilidade
Enquanto as vítimas da poluição do ar tendem ser indivíduos suficientemente boa saúde que se aventuram fora , o hábito de proteger os jovens, doentes e idosos , mantendo-os dentro de casa , na verdade, pode colocar esses indivíduos altamente vulneráveis a um risco aumentado de problemas de saúde relacionados à má qualidade do ar interior. Como resultado, a exposição crônica a contaminantes do ar interior recai sobre os indivíduos mais vulneráveis aos efeitos , um fator que é particularmente visível nos países em desenvolvimento onde a má qualidade do ar interior de cozinhar fogões levou a uma epidemia de doenças respiratórias na infância.
efeitos Imediatos
os efeitos imediatos da má qualidade do ar interior dependem da natureza dos contaminantes presentes , mas tendem a ser leve e comparável com os sintomas de alergias e resfriados. Estes podem incluir a irritação dos olhos, nariz e garganta acompanhada de tosse ou espirro . Ao longo do tempo , dos sintomas do sistema nervoso e do aparelho circulatório pode também desenvolver , incluindo dores de cabeça , tonturas e fadiga . No caso de indivíduos que já têm problemas respiratórios , como a asma , a má qualidade do ar interior pode desencadear ou intensificar os sintomas destas condições.
Efeitos a longo prazo
Tal como acontece com impactos imediatos , os impactos na saúde exatas de longo prazo da má qualidade do ar interior depende em grande parte das substâncias químicas presentes, mas a exposição prolongada ou aguda de ar interior de má qualidade é um fator de risco significativo e pode resultar em vários terminais crônica ou grave condições . Particularmente no caso de crianças e pessoas com sistemas imunológicos debilitados ou distúrbios do desenvolvimento, do ar interior de má qualidade pode levar a doenças respiratórias crônicas, como a asma. Mesmo no caso dos adultos , a exposição ao ar interior de má qualidade também pode aumentar o risco de doenças cardíacas e câncer .