No curto prazo, pode haver algum benefício econômico aos agricultores que utilizam sementes transgênicas . As sementes podem ser caro, mas se as sementes podem ser cultivadas com o menor número de pesticidas , herbicidas , fungicidas e fertilizantes isto pode resultar em uma tremenda economia de custos para os agricultores . Se as culturas também produzem um rendimento mais elevado , o que significa que as sementes produzir uma colheita maior usando a mesma quantidade de terra , isso vai aumentar a renda de uma fazenda. Além de beneficiar os agricultores , se as sementes geneticamente modificadas produzem mais alimentos com maior teor nutricional , pode ser de grande benefício para as centenas de milhões de pessoas no mundo que sofrem de fome e desnutrição.
Patentes e Polinização
Porque os genes criados para as sementes geneticamente modificadas são patenteadas pelos fabricantes das culturas , as sementes não podem ser cultivados sem o pagamento de royalties à empresa. Um problema surge embora devido a polinização. Quando insetos transportam o pólen entre as plantas , os genes são transferidos junto com o pólen. Isto pode significar que as culturas não-GM começar a mostrar os mesmos genes que as culturas GM , o que significa que os agricultores que não plantaram culturas geneticamente modificadas podem ser obrigados a pagar aos detentores de patentes dos genes. Uma solução que tem sido proposta para este problema é fazer as sementes GM culturas anuais . Isto significaria que os transgênicos não vão à semente e deve ser replantada anualmente. Se o fizer, embora exigiria agricultores a comprar novas sementes geneticamente modificadas anualmente o que causaria uma dificuldade para os agricultores mais pobres. Outro problema criado pelas patentes é que os detentores de patentes pode elevar o preço da cultura de transgênicos a qualquer momento.
Culturas
Saúde e Meio Ambiente
GM essencialmente constituem uma nova espécie introduzida nos ecossistemas. As conseqüências de fazer isso não pode ser conhecido por muitos anos. Um estudo de 1999 publicado na "Nature" mostrou altas taxas de mortalidade entre as borboletas monarca que consumiram pólen GM . Em 2007 Spiegel Internacional sugeriu que os transgênicos podem ser responsáveis pelo colapso global das populações de abelhas . Um relatório de 2000 por Deborah B. Whitman de Cambridge Information Group sugere que os alimentos geneticamente modificados podem ser responsáveis por um aumento nas taxas de alergias, um aumento na gravidade das alergias e até mesmo novas alergias , causada pela introdução de novos alimentos . Se for determinado que os transgênicos representam um risco ambiental ou de saúde significativo , os , , indústrias químicas resistentes de plantas daninhas resistentes a pragas resistentes pode ser muito difícil e caro para eliminar em áreas onde foram cultivadas por muitos anos.
Fears consumidor
Porque tanto não se sabe sobre os alimentos geneticamente modificados , muitos consumidores não confiam neles . Embora existam algumas restrições na América do Norte , muitas culturas e alimentos que contenham transgênicos GM são proibidos na Europa e todos os produtos que contenham transgênicos devem ser rotulados como tal na Europa. Se esses medos são válidos ou não , a dúvida do consumidor pode afetar adversamente o preço de algumas culturas GM. Isto é especialmente verdadeiro de culturas destinadas à exportação.