Policloreto de Vinila torna-se mais flexível , combinando-a com aditivos durante o processo de produção. O site Greenpeace afirma que uma série de substâncias tóxicas, incluindo o chumbo , cádmio e ftalatos podem ser adicionados ao PVC para alterar a sua cor ou textura . Os ftalatos são um grupo de compostos sintéticos pensado para interromper a função endócrina , interferindo com estrogénio no corpo . De acordo com o Building Network Saudável, PVC requer mais aditivos do que qualquer outra forma de plástico e é responsável por 90 por cento de todo o uso de ftalatos em os EUA Enquanto mais pesquisas são necessárias , o que limita a sua exposição aos ftalatos é provavelmente uma boa idéia até que se saiba mais sobre seus efeitos na saúde .
instáveis ligações Químicas
PVC podem ser encontrados em uma variedade de produtos de uso diário , incluindo fio elétrico , envoltório do psiquiatra e roupas de couro de imitação. PVC libera toxinas que podem causar defeitos de nascimento , a desregulação endócrina , imunossupressão e câncer. Embora geralmente estáveis a temperatura ambiente , o PVC pode lixiviar toxinas em substâncias envolventes quando expostos ao calor . Deixando recipientes ao sol ou aquecê-los no microondas pode ser suficiente para desencadear a liberação de toxinas em alimentos ou água. Mais estudos são necessários antes de todo o espectro de efeitos sobre a saúde de PVC são conhecidos .
Eliminação dos perigos
PVC é um perigo em aterros sanitários, onde se leva anos para se decompor . Segundo o site do Greenpeace, PVC e seus aditivos podem infiltrar no solo , contaminando as águas subterrâneas e do solo. A incineração ou incêndios que ocorrem após a sua eliminação pode causar danos de longo alcance , como hidrocarbonetos aromáticos, dioxinas e outros subprodutos tóxicos espalhados pelo ar como fumaça. O Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental afirma que as dioxinas têm sido mostrados para aumentar o risco de câncer , diabetes e doenças cardíacas em populações altamente expostas.
Prevenção /solução
com a prevalência de PVC em nosso ambiente diário , é impossível evitar completamente todas as exposições . Escolhendo alternativas mais seguras , quando possível é a melhor estratégia para reduzir os riscos à saúde do uso de PVC. Beber de recipientes reutilizáveis feitas de outros materiais como o polietileno ou aço inoxidável reduz o contato diário com o plástico PVC em garrafas de água de plástico macio .