A proteína expressa pelo Bacillus thuringiensis , a proteína Cry , actua como um insecticida . Um artigo incluído na edição do " Boletim de Contaminação Ambiental e Toxicologia " jul 2009 explorou a possibilidade de a proteína Cry sendo lixiviado no solo e absorvida por outras plantas . Os pesquisadores descobriram que a proteína Cry foi detectado em manjericão, cenoura , couve , rabanete, feijão-vagem e soja em solo em que o milho Bt foi cultivado no ano anterior. No entanto , outras plantas , como por exemplo beterraba , espinafre crescido no mesmo campo não produzir a proteína . Os pesquisadores alertaram , no entanto, que mais estudos precisam ser realizados para confirmar estes resultados .
Bt Efeitos sobre outros organismos
culturas Bt foram plantadas extensivamente em todo o mundo, mas há uma preocupação sobre os efeitos dessas plantas geneticamente modificadas sobre organismos não-alvo . Um artigo de revisão publicado em maio de 2011 da "Revista de Biologia Integrativa " analisaram dados de estudos ao longo dos últimos cinco anos, com o objetivo de descobrir os efeitos sobre outros do que o controle de insetos organismos. Os autores concluíram que nenhum dano para os organismos não-alvo , incluindo plantas e animais , tem sido relatada.
Zangões e culturas Bt
populações de abelhas sofreram uma declínio sem precedentes , que pode ser atribuído à utilização de insecticidas . Um estudo publicado na edição de "Controle de Pragas " maio 2010 investigou os efeitos de duas cepas de Bt comerciais sobre o comportamento de forrageamento das abelhas , Bombus terrestris . Os pesquisadores usaram colônias produzidos no seu laboratório e descobriu que a exposição à cepa das plantas modificadas não teve nenhum efeito sobre o comportamento de forrageamento dos insetos . Os pesquisadores observaram que " conclusões firmes sobre os perigos de Bt para abelhas exigiria mais informações sobre as concentrações relevantes de produtos Bt no meio ambiente. "
Efeitos no solo
para investigar os efeitos de culturas Bt no solo , os pesquisadores coletaram amostras de plantas de algodão Bt que foram cultivadas sob redes para evitar a polinização cruzada. Os resultados do experimento foram publicados na edição de setembro de 2009 " Monitoramento e Avaliação Ambiental . " Os pesquisadores analisaram a quantidade de carbono , nitrogênio e fósforo , bem como várias enzimas de ambas as manchas de solo e concluiu que não havia risco para os ecossistemas utilizando plantas Bt.