A Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro identificou o óxido de etileno como cancerígena, o que significa que tem o potencial de causar câncer em seres humanos. Em 2003, um estudo de 7576 mulheres empregados de usinas de esterilização em os EUA correlacionou a incidência do câncer de mama com a exposição ao óxido de etileno. Este estudo foi seguido , em 2004, com uma análise de mais de 18.000 homens e mulheres trabalhadores que haviam sido expostos ao óxido de etileno . O estudo não cita maiores taxas de mortalidade por câncer , mas faz correlacionar o risco de câncer ósseo e tumores de linfonodos , bem como o cancro da mama com a exposição prolongada ao óxido de etileno .
Mutagen
exposição excessiva ao óxido de etileno ao longo do tempo tem mostrado ter efeitos mutagénicos. Isto significa que o óxido de etileno pode aumentar a ocorrência de mutações no ADN de uma pessoa . Estas mutações podem causar câncer como o DNA mutante pode repetir erros em células humanas que se revelem doentes.
Toxina
O óxido de etileno é venenoso quando inalado por seres humanos . O óxido de etileno pode ser venenoso para um ser humano , antes da sua concentração no ar é suficientemente forte para ser detectada pelo seu odor . Antes de se tornar letal , inalação de óxido de etileno pode causar irritação , sensibilização , e pode produzir um efeito narcótico . Os sintomas que acompanham o envenenamento óxido de etileno incluem batimento cardíaco fraco , espasmos musculares , rubor, dor de cabeça, diminuição da audição , vômitos, tonturas, perda de consciência, e um gosto doce na boca.
Externas Riscos
O óxido de etileno pode penetrar a maioria das roupas e alguns calçados com bastante facilidade. Quando ele entra em contacto com a pele não protegida , o óxido de etileno pode causar a formação de bolhas , dermatite , febre , leucocitose , que é o nome técnico de um aumento nos glóbulos brancos , que acompanha uma infecção ou doença .