identificar o problema. Descrever as condições do problema ecológico , incluindo como ele se tornou o primeiro aparente e suas conseqüências imediatamente observáveis. Conduzir uma revisão de pesquisas sobre problemas ecológicos semelhantes e examinar como eles foram identificados , estudados e resolvidos . Tome nota do que os métodos científicos têm sido empregadas para pesquisa semelhante e suas respectivas vantagens e limitações .
2
Gerar uma hipótese. Uma hipótese é uma proposta de explicação para um fenômeno com base no que já é conhecido sobre um assunto. A hipótese deve representar uma questão de pesquisa sobre o problema ecológico que pode ser respondida com a investigação científica . Faça uma previsão sobre se a hipótese é verdadeira. Por exemplo, um estudo que aborda o declínio de espécies de peixes em ecossistemas de água doce pode supor que a contaminação por mercúrio afeta negativamente a saúde dos peixes e, assim, prever que causa a perda de espécies .
3
Projetar um experimento. O estudo deve ser projetado de forma a responder à pergunta colocada pela hipótese. Para a pesquisa sobre problemas ecológicos , o projeto de um experimento inclui métodos de coleta e análise de dados. Porque os problemas ecológicos afetam a relação entre várias espécies, incluindo plantas, animais e seres humanos , os pesquisadores freqüentemente usam uma variedade de métodos , tanto quantitativa como qualitativa , para avaliar o seu alcance e impacto. No livro " Método Científico de Pesquisas Ecológicas " (2000) autor E. David Ford , da Universidade de Washington descreve a importância de abordar o papel dos fatores sociais na criação de distúrbios ecológicos e enfatiza a necessidade de elaborar estudos que investigam essas influências ao lado biológico dimensões.
4
Coletar e analisar dados. Com base no protocolo do desenho do estudo , obter e avaliar informações. Este processo pode ser tanto de campo e em laboratório , de acordo com o assunto, e requer um rigoroso sistema de controle e categorização de dados. Tome nota de quaisquer circunstâncias que possam afetar a qualidade dos dados e, assim, afetar a confiabilidade dos resultados.
5
tirar conclusões. Use a análise dos dados para estabelecer conclusões sobre a questão de pesquisa e indicar se a hipótese foi provado ser verdade. Morada eventuais limitações na conclusão do estudo , tais como insuficiência de provas, técnicas de medição imprecisos ou erros humanos .
6
fazer recomendações. A investigação científica sobre problemas ecológicos desempenha um papel importante em contribuir para a mudança ambiental positiva e reformas políticas afins. Um componente integral de métodos científicos é uma afirmação baseada em evidências que resume a causa eo efeito do problema estudado e oferece sugestões fundamentadas para corrigi-la . Além disso, os investigadores devem chamar a atenção para os aspectos do problema que requer mais pesquisas e oferecer insights sobre o que as outras abordagens metodológicas pode revelar mais frutífero para a compreensão do problema.