A taxa de crescimento da população humana tem levado a um aumento na demanda por recursos naturais, como a terra . Este fator é responsável pela diminuição do número de animais em extinção, como o leopardo da neve , Sumatra tigre, leão asiático e elefantes. Na busca para fornecer os recursos necessários para satisfazer a demanda da população, as necessidades do homem se confundem com a dos animais . O desmatamento de habitats naturais de animais para construir casas, indústrias e para obter recursos como madeira e comida leva a confrontos entre humanos e animais.
Confrontos homem-animal
Estes confrontos , muitas vezes ter consequências desagradáveis para seres humanos ou animais. Um relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura indica que as espécies animais expostos a conflitos humano-animal são mais propensas a ameaça de extinção ou extinção. Isso se deve a fatores como acidentes de trânsito , captura de animais em armadilhas para eles , e tiro intencional , captura ou envenenamento. Este tipo de dizimação de espécies animais tem consequências de longo alcance , porque perturba o equilíbrio do ecossistema. Todos os animais têm um papel que eles desempenham no ecossistema. Animais em extinção, como o urso polar, os grandes macacos , tigres e elefantes são consumidores primários. Entre os alimentos fontes primárias do urso polar são selos , e os ursos ajudar a manter seus números sob controle. Quando o número de ursos polares torna-se muito poucos, os selos irão florescer e colocar uma pressão sobre outros recursos naturais, como peixes.
Perdas humanas
Human- conflitos animais também conduzir a outros problemas, incluindo questões econômicas , de saúde , sociais e de segurança . Os elefantes são espécies ameaçadas de extinção que sofreram a perda de habitat natural. Isto é devido a actividades como a conversão de seus habitats naturais para outros usos, como fazendas e construção de casas. Isso muitas vezes leva a casos em que estes elefantes destroem culturas alimentares agrícolas em sua busca por comida. Grandes predadores como tigres em extinção podem procurar presas humanas como seus territórios começam a sobrepor-se mais. Isso leva à perda de vidas humanas e de ataques de retaliação sobre os tigres. Tais ataques podem tomar um pedágio sobre a vida social da população humana na área em questão , como as pessoas podem restringir seus movimentos por causa do medo dos animais selvagens.
Fatores Climáticos
o relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura afirma que o clima desempenha um papel no conflito homem- animal. Por exemplo, no Quênia mudanças sazonais na precipitação afetam o nível de predação por animais selvagens , incluindo espécies ameaçadas de extinção. Durante os períodos de seca , eles se reúnem perto de fontes de água limitados , onde podem ser facilmente mortos por caçadores . Quando as chuvas retornam, eles se dispersam para seus habitats naturais.