Talvez o maior contribuinte para o aquecimento global, a queima de combustíveis fósseis , o que é necessário para liberar sua energia , libera o gás dióxido de carbono no ambiente. Este armadilhas gás calor na atmosfera da Terra , criando temperaturas elevadas. Temperaturas mais quentes no mundo levar a derreter calotas polares , fazendo o nível do mar a subir - o que por sua vez leva à extinção de espécies animais e vegetais . Cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore estimam que se o uso de combustíveis fósseis continua em seu ritmo atual, em 300 anos , a temperatura média aumentaria em mais de 14 graus centígrados , o que elevaria o nível dos oceanos em até 21 pés . A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera também aumentaria dos atuais 240 partes por milhão a mais de 1.200 ppm.
Energia Crise
Desde que leva milhões de anos para criar combustíveis fósseis e estamos usando-os muito mais rapidamente do que eles podem ser repostos , o mundo vai ficar sem eles , em um futuro próximo. Estimativas sobre exatamente quanto tempo variar muito , principalmente porque a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é muito reservado e não revelará o quanto esses combustíveis fósseis permanecem. Independentemente da data exata, quando o mundo esgota as suas reservas de combustíveis fósseis , haverá uma crise de energia completo. Petrolíferos preços vão disparar enquanto a indústria luta para conceber e implementar fontes alternativas de energia .
Poluição
Além de dióxido de carbono , queima de combustíveis fósseis liberado enxofre dióxido de carbono, óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis para o ambiente . Os óxidos de nitrogênio formam a poluição atmosférica , o que causa bronquite, pneumonia e outras doenças respiratórias . Além disso, óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre também são os principais contribuintes para a chuva ácida, o que reduz o pH de lagos e rios , causando a morte generalizada de plantas, animais e plantações. A queima de combustíveis fósseis também cria poeira, fuligem e fumaça, o que aumenta a poluição do ar, causar irritação das vias respiratórias e pode contribuir para a chuva ácida .
Desastre Ambiental
colheita fóssil combustíveis também é prejudicial para o meio ambiente . O carvão, por exemplo, é muitas vezes minado por remoção do cume ou mineração a céu aberto , que destroem a topografia natural da Terra. Perfuração de petróleo offshore é perigoso para os organismos aquáticos , incluindo a vida do mar consumidos como alimento , como é evidenciado pelo recente vazamento de petróleo da BP no Golfo do México.