A maior sobrepastoreio efeito tem sobre as áreas de pastagens é a erosão do solo , que é o gradual desgaste do solo. A erosão do solo é , na verdade, um processo natural que é muito benéfico para o ambiente . No entanto, quando o sobrepastoreio e outros processos ambientalmente destrutivas estão envolvidos, a erosão acontece muito rapidamente, o que torna-se um prejuízo para o meio ambiente. A erosão ocorre quando as ervas e as plantas não estão lá para segurar o solo no local com suas raízes. A erosão também leva a má qualidade do solo, de modo que as gramíneas têm mais dificuldade em voltar a crescer.
Qualidade da Água
A qualidade da água também é afetada pelo excesso de pastagem ea conseqüente erosão do solo . Solo e outros sedimentos " foge " em corpos de água próximos , devido à falta de vegetação para segurar o solo no lugar. Este escoamento provoca alterações na composição da água . Enquanto as pequenas alterações podem ser tipicamente tamponada , a água é depois bombardeados overgrazing , o que leva a um aumento em azoto e fósforo . Altas concentrações de compostos contendo nitrogênio na água pode levar a doenças graves , como o cancro . O fósforo adicionado leva à eutrofização , que é muitas vezes referida como uma proliferação de algas .
Perda de biodiversidade
Enquanto pastagem saudável incentiva habitats para chão - de nidificação aves e animais menores, sobrepastoreio destrói o habitat, levando à diminuição da biodiversidade na área. A biodiversidade das espécies de plantas na área de pastagens também é afetada pelo sobrepastoreio . Se os animais estão comendo tudo de determinadas espécies de plantas dentro da área , ela abre a porta para outras espécies de gramíneas para colonizar a área. Estas gramíneas pode ou não ser desejável .
Animal Health
sobrepastoreio de áreas de pastagens leva a pior saúde animal, independentemente de os animais são gado ou selvagem. Animais tentam forragem em terra overgrazed são forçados a comer gramíneas menos nutritivos , o que resulta em animais que não são saudáveis . Estes animais não podem ter reservas de gordura suficientes para torná-lo durante o inverno. A má nutrição é também um factor de reprodução, o que pode resultar em populações reduzidas . Enquanto populações reduzidas de animais silvestres pode ajudar a evitar sobrepastoreio , no futuro , teria um impacto financeiro negativo na pecuária.