Um ecossistema é composto de duas partes bióticos e abióticos . Enquanto os fatores bióticos referem-se a todos os componentes de vida , fatores abióticos são as partes não vivas de um ambiente , tais como fontes de água , ar, temperatura , solo e energia. A saúde ea sobrevivência das partes bióticos dependem da disponibilidade e qualidade dos fatores abióticos . Por exemplo, a água contaminada afeta negativamente as espécies de peixes e prejudica a vida vegetal aquática.
Bióticos Organismos
A parte menor, mas mais populosa e importante dos ecossistemas são os organismos bióticos , tais como plâncton , bactérias e vírus . As bactérias desempenham um papel vital no processamento de resíduos de maiores fatores bióticos e ajuda a regenerar os ecossistemas . Por exemplo, quando as árvores perdem as folhas , as bactérias trabalham para quebrar a estrutura celular para que os nutrientes reentrar no solo. Plankton serve como uma importante fonte de nutrientes para os peixes se alimentam no fundo , o que por sua vez são comidos por espécies maiores
bióticos Relacionamentos
Um dos central. características de um ecossistema é a relação de nutrientes entre os fatores bióticos , conhecida como a cadeia alimentar. Diferentes espécies alimentar direta ou indiretamente, fora de outras espécies em arranjos tais como relações parasitárias , predador e presa relacionamentos e biodegradação bacteriana. Em um ecossistema aquático , por exemplo, plantas e pequenos peixes alimentação plâncton, pequenos peixes alimentar os peixes maiores, e os peixes maiores alimentar aves aquáticas e mamíferos. Em alguns ambientes, essas relações são altamente complexas , como no caso dos ecossistemas que os seres humanos de acolhimento, e as partes bióticos evoluir , a fim de manter o equilíbrio da vida.
Interrupções Ambientais
Porque as partes bióticos de um ecossistema depende da qualidade das peças abióticas , que são vulneráveis a alterações ambientais negativos . O desenvolvimento industrial e do aquecimento global , em particular, pode alterar ou danificar a qualidade dos componentes abióticos com graves consequências para as partes bióticas. O aumento da temperatura associados à mudança climática , por exemplo, tem implicações enormes para a saúde dos ecossistemas , como algumas espécies evoluíram a florescer somente em condições climáticas específicas.