Embora o metano não existe na atmosfera em quantidades que o CO2 faz, ele tem mais de 21 vezes a força do CO2 como um gás de efeito estufa. Metano aumentou mais rapidamente na atmosfera , em comparação com o CO2 . O metano pode permanecer na atmosfera durante cerca de sete anos. Ele prende o calor em um efeito estufa, refletindo o calor através de radiações infravermelhas , que viaja de volta para a Terra. Metano pode acelerar o aquecimento global , resultando em furacões mais poderosos e inundações.
Fontes e Concentrações
A produção de metano em quantidades concentradas que se tornam perigosos para a atmosfera vêm das minas de carvão e as queimadas , a indústria pesada que envolve a queima de petróleo e gás natural , e animal agricultura. As fontes secundárias incluem depósitos de estrume, estações de tratamento de águas residuais , lagoas , pântanos de lama , pisos mar oceano , aterros e rios e córregos entupidos - silte
atmosférica Saúde - . Baixos níveis
Quando metano atinge um nível de toxicidade superior a 5 por cento, ou 50.000 partes por milhão , começa a deslocar os níveis de oxigênio na atmosfera inferior e superior . Ela pode causar privação de oxigênio , o que leva à asfixia. Deve haver 18 por cento disponível oxigênio na atmosfera pela respiração humana adequada e saúde. Os níveis de oxigênio entre 12 e 16 por cento resultam em respiração rápida e aumento da taxa de pulso . Alguns sinais de perda do controle muscular pode estar presente
atmosférica Saúde - . Níveis Superiores
Quando o nível de oxigênio é de 10 a 14 por cento , os sinais de trabalhado e perturbado respiração aparecer , juntamente com o aumento da fadiga de esforço normal. A nível de oxigênio de 6 a 10 por cento induz o vômito e náuseas , perda de consciência ou colapso e uma incapacidade de se mover livremente , devido à falta de controle muscular. Os níveis de oxigênio menores de 6 por cento podem ser responsáveis por convulsões , ofegante e pode levar à completa falência respiratória e morte.
Natureza explosiva de metano
O metano, quando encontrado em uma área restrita , pode causar condições explosivas . Quando a quantidade de metano no ar varia de 5 a 15 por cento , em qualquer tipo de faísca pode provocar a inflamação . Concentrações muito elevadas de metano pode tornar inflamável , fácil de inflamar-se quando existem as condições adequadas. O ar em minas de carvão e aterros deve ser monitorado em uma base constante exatamente por esse motivo .