fontes fixas de poluentes atmosféricos são fornos, incineradores de resíduos , minérios, fábricas, usinas de energia e todos os tipos de dispositivos de aquecimento de queima de combustível . De acordo com registros National Emission Inventory (NEI ) do banco de dados da EPA , essas são as maiores fontes de dióxido de enxofre, com 73 por cento do que vem da queima de combustíveis fósseis em usinas de energia e 20 por cento provenientes de instalações industriais. A extração de metais a partir de minérios também gera pequenas quantidades de dióxido de enxofre e de enormes quantidades de partículas de chumbo no ar. Tanto o dióxido de enxofre e chumbo são responsáveis por vários problemas respiratórios. EPA tem vindo a estabelecer normas para o dióxido de enxofre a partir de 1971 para proteger o público em geral a partir de efeitos adversos da respiração deste gás mortal .
Móvel Fontes
Automobiles contribuir com 50 por cento de monóxido de carbono para ar atmosférico .
Estes incluem veículos automotores , aeronaves e veículos marinhos , entre outros. Naturalmente , a maioria dos monóxido de carbono , óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis emissões para o ar ambiente são provenientes de fontes móveis em reações areas.The urbanas entre óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar produzem um outro poluente conhecido como o ozono troposférico . Apesar de várias tentativas de fazer grandes motores de automóveis mais eficiente de combustível , as emissões de automóveis nos Estados Unidos aumentou na última parte do século 20 , devido ao aumento no uso de carros, bem como a produção de carros maiores e caminhões com motores enormes .
incêndios florestais
incêndios florestais
gerar nevoeiros ricos em partículas finas.
Além de reações químicas , a outra grande fonte de material particulado está queimando fogo. Quanto à agricultura e manejo de florestas estão em causa, fogo controlado é muito útil na agricultura e na redução de gases de efeito estufa , pois renova a floresta , estimulando o crescimento de algumas árvores da floresta desejáveis. As partículas emitidas a partir do fogo , por inalação sob a forma de partículas finas presentes no fumo e nevoeiro , pode ser perigoso; eles têm sido associados com a asma agravada , diminuição da função pulmonar , dificuldade respiratória . Incêndio florestal é também uma fonte potencial de gás monóxido de carbono e ozono troposférico presente na poluição urbana . A presença de partículas no ar é acompanhada de perto pela EPA sob o Clean Air Act , governada pelo relatório final de Dezembro de 2008 sobre " Critérios de qualidade do ar para partículas em suspensão ".
Resíduos Deposition
a digestão de resíduos orgânicos em aterros de dumping por bactérias anaeróbias leva à produção de gás metano e alguns poluentes ricos em compostos de chumbo. O gás metano não é tóxico , mas é altamente inflamável e muito asfixiante . Atividades militares , como fabricação e uso de armas nucleares; usa de gases tóxicos e guerra bacteriológica durante as guerras; e aventuras em foguetes são fontes potenciais de poluentes atmosféricos. Minimizar a emissão de poluentes atmosféricos devem envolver planejamento de longo prazo , a conservação e um compromisso sincero de preservar o meio ambiente e para o mundo natural.