Segundo o Dr. Lev Fodorov , da União da Rússia para a Segurança Química, o combustível líquido usado em foguetes russos , conhecido como UDMH , não só é altamente tóxico , mas também é extremamente difícil de remover a partir do ambiente . UDMH , que pode permanecer tóxico por 20 anos, facilmente permeia o solo ea água e tem sido suspeito de causar defeitos congênitos, abortos e nascimentos prematuros nas comunidades próximas às áreas de desmontagem e onde estágios de foguetes caíram no chão. Longa exposição a UMDH pode causar mau funcionamento do fígado , distúrbios do sistema nervoso central e outros problemas graves de saúde.
Contaminação Crashes
UMDH de áreas na Rússia e na antiga União Soviética tem sido causado pelas colisões planejadas e não planejadas de foguetes e estágios de foguetes em regiões da antiga União Soviética e áreas na Rússia , como Komi , Nenetz e Mezenskii , cerca de 900 quilômetros ( 552 milhas ) ao norte de Moscou. De 1967 a 1997, havia 214 foguetes lançados , mas apenas 187 foram bem sucedidos. Mesmo primeira e segunda fases dos lançamentos de sucesso caiu para terra , no entanto , espalhando UDMH unignited quando caiu.
Desmontagem
Outra fonte de contaminação de UDMH meio ambiente são derrames e vazamentos do armazenamento e desmontagem estipulado pelo Tratado dos foguetes . Após 30 anos de pé junto em prontidão guerra fria, alguns dos maiores foguetes foram transportados para centros de desmantelamento , onde milhares de toneladas de UDMH esperaram para eliminação. Em 1998 , o armazenamento da marinha russa de milhares de toneladas de UDMH em bases de submarinos localizados no mar de Barents , na costa do Pacífico da Rússia e do Mar do Japão representava uma ameaça permanente para o meio ambiente.
Fabricação de UDMH locais
UDMH fabricação na República Bushkir e região de Arkhangelsk também são suspeitos de colocar riscos ambientais para os moradores das proximidades. Em 1998, os exames médicos de pessoas que vivem perto dos locais encontrados 79 por cento sofrendo efeitos nocivos da exposição ao combustível tóxico. Quarenta e quatro por cento tinham doenças do sangue e mais de 50 por cento tinham problemas de fígado. Setenta e oito por cento das pessoas que vivem na aldeia de Dolgoshelje na região de Arkhangelsk sofreu distúrbios do sistema nervoso também.
Mais tarde Crashes
Em setembro de 2007 , um russo Dnepr foguete transportando 220 toneladas de combustível altamente tóxico caiu em uma região despovoada do Cazaquistão. De acordo com o vice-ministro do Cazaquistão ambiente Zeynulla Sarsembayev , houve seis acidentes de foguetes russos no Cazaquistão desde 1996. Apesar de um tratado promete que o Cazaquistão seriam totalmente reembolsados por eventuais danos ambientais causados pelos acidentes , Sarsembayev alertou para os regulamentos de lançamento ambiental apertados na futuro.