Grosso partículas é feita de partículas que são 2,5 a 10 micrômetros de largura . Material particulado grosso pode ser partículas de poeira, sujeira, areia , pólen , fungos e veículos poluentes, como borracha de pneu . A exposição freqüente a matéria de partículas grossas pode levar ao aumento da probabilidade de episódios cardíacos e respiratórios . Partículas grossas específicos podem causar inflamação e dano oxidativo .
Partículas finas Matéria
material particulado fino é composto por partículas menores que 2,5 micrômetros de diâmetro. As partículas finas é composta principalmente de metais pesados e compostos tóxicos criados por veículos , incêndios e fundição e purificação de metais. As partículas finas podem penetrar mais profundamente nos pulmões por causa de seu pequeno tamanho, tornando-se mais perigoso. A exposição freqüente a bons resultados de matéria de partículas em problemas respiratórios , doenças pulmonares como asma e danos nos pulmões . Tem sido associada a doenças cardíacas e câncer de pulmão.
Monitoramento da Qualidade do Ar
A poluição do ar é monitorada , especialmente nas cidades maiores, e informou através da qualidade do ar índice, ou AQI . A Agência de Proteção Ambiental avalia AQI baseado em poluentes, incluindo material particulado . O IQA é dado um número entre 0 e 500 , sendo que 500 o ar mais poluído . Cada nível da AQI é codificados por cores e representa um nível diferente dos efeitos na saúde que a poluição do dia pode ter em você .
Precauções
Se você sofre de problemas respiratórios , monitorando a AQI é muito importante para sua saúde, mas existem outras precauções que você pode tomar. Quando os níveis de IQA são altos, ficar dentro de casa , se puder. Se você tiver que sair, estar ao ar livre tão pouco quanto possível. Exercício durante níveis AQI altos devem ser evitados; respiração pesada durante o exercício permite que material particulado para ir profundamente em seus pulmões. Use uma máscara de filtragem de partículas , se você deve passar longos períodos de tempo fora.