Clearing terras florestadas destrói o habitat de animais , plantas, pássaros e insetos que viviam na floresta. Com o tempo, à medida que mais terra é desmatada , o habitat que suporta biodiversidade encolhe. World Wildlife Fund observa que 80 por cento das espécies do mundo pode ser encontrado em florestas. Já várias espécies estão em risco de extinção devido à perda de habitat , que é a principal ameaça para 85 por cento de todas as espécies da União Internacional das Nações Unidas para a Conservação da Natureza do ameaçado e lista de espécies ameaçadas de extinção. Entre essas espécies ameaçadas e em perigo de extinção são aquelas que possuem valor econômico e medicinal para os seres humanos .
Soil Erosion
Árvore solo raízes ajudar segurar no lugar. Uma vez que as árvores são cortadas , a terra é vulnerável à erosão, especialmente em áreas com chuvas fortes ou condições de vento. Um estudo da erosão na Costa do Marfim da África descobriram que áreas de encosta florestada perdeu 0.012 toneladas de solo por ano por hectare; encostas cultivadas perdidos anualmente 36 toneladas por hectare , enquanto encostas nuas perdeu 55 toneladas por hectare . A perda de solo degrada a capacidade da terra para produzir alimentos .
Árvores e água
Árvores funcionar como bombas de vida , tirar água do solo e liberá-lo para o ar . Ao mesmo tempo , a sombra de árvores retarda a evaporação da água em áreas secas . Limpando terra de árvores pode causar uma variedade de problemas, desde o solo registrados água para o solo que é demasiado seco para ser útil. A perda de árvores também podem afetar o lençol freático , causando aumento da salinidade do solo ou alterações no pH do solo. Wells e molas podem ter menos água ou água de qualidade inferior .
Emissões de Gases de Efeito Estufa
Limpando terra de árvores e vegetação natural contribui para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera porque as árvores armazenam carbono oxigênio e liberação no ar. Estudos sugerem que o desmatamento leva a de 15 a 30 por cento das emissões de gases de efeito estufa do mundo. A União de Cientistas Preocupados estima que as florestas dos Estados Unidos absorvem entre um milhão e três milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono a cada ano. No entanto, quando as árvores são queimadas , o carbono armazenado que é despejado de volta no ar.