flúor , que foi adicionado primeiro à água potável em 1945, é elogiado por sua qualidade de combate a cavidade . Foi introduzido pela primeira vez em 1 parte por milhão (ppm) . Tem-se verificado , no entanto, que a exposição a longo prazo ao flúor na concentração de 2 ppm provoca a descoloração dos dentes e poços de amarelo e marrom e patches. A exposição a longo prazo a 4 ppm pode causar defeitos de nascimento. Ele continua a ser adicionado à água como um suplemento dietético para fortalecer os ossos e para reduzir a incidência de osteoporose em 50 por cento .
Arsenic
Arsênico não tem gosto ou odor e encontra-se no corpo em pequenas quantidades como um nutriente essencial . O problema surge quando uma quantidade mais elevada é introduzido e toxicidade arsénio ocorre . Quando uma maior quantidade de arsênico é introduzido , pode induzir o organismo a produzir menos células vermelhas e brancas do sangue , causam função anormal do coração e danos nos rins e fígado. Arsênico também foi conhecido por aumentar o risco de fígado, rim, bexiga e câncer de pulmão. Um sinal de exposição ao arsênico é manchas claras e escuras na pele.
Cloro
cloro é usado para remover contaminantes perigosos da água e reduziu a ocorrência de doenças que as bactérias provoca. O cloro também remove a cor da água para fazê-la parecer mais palatável , mas é muito tóxico. Um relatório do Conselho de Química Cloro 2003 descobriu que as pessoas que consomem altos níveis de hidrocarbonetos clorados são mais propensos a desenvolver câncer de bexiga.
Outros compostos inorgânicos
De acordo com um relatório que do Instituto de Pesquisa Ralph Nader produzido , água potável tem pelo menos 2.110 elementos inorgânicos . Elementos inorgânicos são aqueles que não contêm carbono . O relatório denominado contaminantes - nitratos , nitritos , cálcio, magnésio , sódio, potássio , cloro, flúor , lítio, sulfatos - que ainda poderia estar em água quando sai da estação de tratamento . Muitos destes compostos têm muito graves ramificações de saúde.