Ozônio ( símbolo químico : O3) , um gás incolor com um forte odor chlorinelike , ocorre ao nível do solo , na forma de poluição. Smog é produzida quando os raios ultravioleta do sol interagem com nitrogênio óxido de poluentes do ar , principalmente como uma mistura de partículas de produtos químicos, metais, ácidos e aerossóis , bem como a queima de combustíveis fósseis.
Ozônio Limites Safey
concentrações de ozônio atmosférico geralmente registar 0,001-0,125 partes por milhão. Pessoas hipersensíveis reagir a níveis tão baixos quanto 0,001 ppm , enquanto que a média das pessoas detecta ozônio em níveis em torno de 0,003-0,010 ppm. Um nível máximo de ozônio de 0,050 ppm é recomendado pela Sociedade Americana de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado Engineers ( ASHRAE ) para espaços climatizados e pela FDA para limpeza de ar eletrônicos. A maioria das cidades norte-americanas registar concentrações máximas de 0,150-0,510 ppm. Algumas cidades grandes (ou seja, em Los Angeles ) declarar regularmente Smog Alertas (nível 2 = 1,00 ppm, nível 3 = 1.500 ppm) . Exposições prolongadas a níveis de ozônio inalados de 0.300 ppm causa nariz e irritação da garganta . Os níveis de ozono superiores a 5.000 ppm, ou exposição prolongada a níveis moderados a elevados , pode causar problemas respiratórios, tais como edema pulmonar , em que as pessoas normalmente saudáveis.
Sintomas de Ozônio Inalação
ozônio inalado irrita o sistema respiratório , causando chiado e tosse , bem como ataques de asma e até mesmo a morte , com o nível da lesão depende da concentração de ozônio , tempo de exposição e as condições de saúde pré-existentes , como asma e crônica doença pulmonar obstrutiva ( DPOC ) . Os sintomas agudos de exposições de 0,250-0,750 ppm consistem em tosse e garganta seca, falta de ar e aperto no peito, dispnéia (dificuldade de respiração) e chiado no peito. Níveis mais altos trazer em diminuição da função pulmonar , fadiga excessiva , tontura e dificuldade para dormir e de concentração, bem como cianose ( coloração azulada da pele ) . As pessoas que vivem em grandes cidades com níveis elevados de ozono tendem a sofrer redução da função pulmonar após a longo prazo , a exposição repetida de pelo menos cinco anos.
Pessoas em risco de exposição do ozônio
de acordo com o Dr. Norman Edelman da American Lung Association , os níveis elevados de ozono aumentar o número de internações e atendimentos de emergência para as pessoas com asma, DPOC e outras doenças respiratórias , bem como diminuir a eficácia da insulina em diabéticos. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA ( EPA) lista as seguintes pessoas como sendo particularmente em risco de problemas de saúde : as pessoas com doença preexistente respiratória; os 5 por cento a 20 por cento da população que reagir mais fortemente ao ozônio e experiência maior comprometimento da função pulmonar do que a maioria das pessoas; e as pessoas exercitando ao ar livre ou se dediquem a actividades ao ar livre. Crianças e adultos com mais de 65 anos também estão em maior risco de problemas de saúde pela inalação de ozônio.