água doce cobrem cerca de um quinto da superfície da Terra . Os corpos d'água são classificados como fresco, se eles contêm concentrações de sal de menos de 1 por cento. Isso inclui rios, córregos , pântanos, lagoas e lagos . A luz do sol penetrando permite a função de autótrofos , que , em seguida, suporta uma grande variedade de vida aquática. Autotrophs comuns encontrados em biomas de água doce incluem plantas aquáticas, fitoplâncton e bactérias nitrificantes .
Plantas
plantas desempenham um papel crucial em biomas de água doce como eles são a principal fonte de alimento para outros organismos aquáticos . Plantas oxigenar corpos de água e contribuir para a regulação da temperatura da água pelo sombreamento águas mais profundas da luz solar. Eles também dão animais aquáticos menores abrigo contra predadores e fornecer um lugar seguro para os organismos para colocar seus ovos .
Fitoplâncton
fitoplâncton são os autotrophs do plâncton família. Eles contribuem com uma proporção significativa de oxigênio para a atmosfera da Terra , o equivalente a quase metade do montante previsto pelas plantas. A maioria dos fitoplânctons são fotoautótrofos , pois contêm vários níveis de clorofila, que lhes permite passar por fotossíntese. No entanto, alguns fitoplâncton são quimioautótrofos como eles produzem energia a partir de reações de oxidação . Grupos comuns de fitoplâncton incluem dinoflagelados, diatomáceas e cianobactérias. As cianobactérias também são caracterizados como bactérias nitrificantes .
Bactérias
Ao contrário das plantas e fitoplâncton , bactérias autotróficas encontrados em biomas de água doce não produzem energia através da fotossíntese. Em vez disso, eles completam o ciclo do nitrogênio , utilizando resíduos nitrogenados , como amônia e nitrito para produzir nitratos , que são absorvidos pelas plantas . Estas bactérias nitrificantes funcionar melhor em um pH de aproximadamente 8,3, e dentro de uma faixa de temperatura de 77-86 graus Fahrenheit.