Dependendo energia gerada a partir do caudal entre a nascente ea foz , os rios corroem margens de rios , fazendo com que rochas se separar e entrar na água. Rochas também encontrar-se em rios através de física, química ou intemperismo biológico , onde as rochas são quebradas em pedaços menores e cair no rio. Rochas maiores são transportados ao longo do leito do rio por meio de um processo conhecido como tração , enquanto pedras menores se mover na água como uma suspensão .
Rochas sedimentares
rios calmos , depósitos de material no leito do rio , como sedimentos . Como camadas de sedimentos se tornar comprimido e engrossar com o tempo, a água é forçada para fora e camadas solidificar para formar rochas sedimentares . Exemplos de rochas sedimentares incluem arenito , que é feito a partir de grãos de areia; argilito , que contém camadas de lama; e calcário , que consiste de esqueletos e tecido morto dos organismos aquáticos.
rochas ígneas
As rochas ígneas são originários de rocha fundida ou magma encontrado abaixo da superfície da Terra . Existem dois métodos principais de rochas ígneas que entram rios. Uma delas é através de uma erupção vulcânica , onde o magma resfria para formar pequenos cristais como o basalto , que é depositado nos rios. Outro método envolve o resfriamento do magma no interior da própria Terra, subindo à superfície como cristais grandes , como granito .
Rochas metamórficas
rochas enterradas no subsolo devido a movimentos de a superfície da Terra submetidos a alta temperatura e a exposição a pressão , o que altera a sua estrutura cristalina . Estes são chamados de rochas metamórficas . As formas de calcário rocha sedimentar mármore posterior a este processo, enquanto xistos são formados a partir do basalto rocha ígnea . As rochas metamórficas são geralmente localizados perto cadeias de montanhas como essas condições estão associadas com a formação de montanha.