Há uma série de plantas que produzem cera, especialmente em áreas muito quentes ou secos. A cera é utilizada pelas plantas para evitar a evaporação da água e para controlar a hidratação . Encontra-se frequentemente revestimento vegetal deixa ou no interior das sementes , e pode ser encontrado em plantas de cana , palmeiras , arbustos e grama , entre outros.
Humanos
Um dos tipos mais conhecidos de cera é produzida por seres humanos no canal do ouvido . Enquanto a cera do ouvido pode parecer um incômodo para algumas pessoas , na verdade é uma secreção corporal muito importante que ajuda a limpar o ouvido e pode até combater fungos e infecções. Ainda assim, algumas pessoas produzem muito cerume , que podem acumular-se no ouvido e eventualmente pode precisar ser removido.
Outros Animais
Muitos outros mamíferos também produzem a cera do ouvido para ajudar a proteger e lubrificar as orelhas. Alguns animais também produzem cera para diferentes fins. Por exemplo , as abelhas produzem grandes quantidades de cera que eles usam para favos de construção e urticária . Os cachalotes também produzem cera, incluindo o espermacete altamente valioso para os quais foram amplamente caçados em 1800. Embora o significado exato desta cera spermaceti à baleia é desconhecida , os pesquisadores especulam que ele ajuda a baleia com flutuação ou com a comunicação.
Usa
Humanidade também atribuiu um significado especial para muitos tipos diferentes de cera que podemos efetivamente manipular para nosso benefício. Historicamente , os seres humanos têm usado ceras orgânicos em produtos que incluem lubrificantes , vernizes, medicamentos , velas , cosméticos e shampoos . Alguns dos spermaceti mais procurados ceras têm sido, cera de abelha, cera de carnaúba e secretado a partir das folhas da palmeira brasileira.