A erosão do solo , uma ocorrência natural que tem sido documentado por muitos séculos, é drasticamente agravado pela atividade humana. Entre 1950 e 1990 , cerca de 20 por cento do solo do mundo foi perdida para a erosão do solo . O desmatamento é um contribuinte direto para este , sendo um exemplo o Brasil, que é estimado para perder 55 milhões de toneladas de solo superior anualmente devido ao desmatamento.
Ambiental Causas
Solo de áreas desmatadas é fortemente afetada por chuvas e ventos fortes , como a falta de cobertura vegetal aumenta a exposição . Além de absorver o excesso de água , as raízes das árvores no solo ligam juntos , impedindo o solo de lavando depois de fortes chuvas , especialmente em encostas e perto de rios. As árvores também funcionam como quebra-vento , reduzindo a quantidade de solo superficial encantada com ventos fortes .
Consequências da Soil Erosion
solo erodido - Chuva de áreas desmatadas geralmente acaba como sedimentos em rios e lakesm , causando inundações a jusante . Nos casos em que solo contém fertilizantes , a erosão pode contaminar fontes de água potável e danificar os habitats aquáticos . Solo erodido pelo vento contribui para a poluição do ar e pode sandblast culturas e edifícios próximos . Áreas que experimentam o esgotamento do solo superficial grave eventualmente sofrer de desertificação
limitar a erosão do solo
Cerca de 1,25 bilhão de hectares de terras degradadas pode ser restaurada, mas com muito esforço - . Principalmente envolvendo reflorestamento adequado para proteger o solo contra condições climáticas adversas. Isto inclui as árvores plantadas estrategicamente quebra vento, sebes e grama alta , bem como reflorestamento de encostas e margens de rios .