A Revolução Verde teve efeitos negativos sobre a produção agrícola por causa da degradação do solo ea perda na produção de frutas, verduras e legumes , de acordo com um artigo de novembro de 1998, no Indian Express . Monocultura , que é o cultivo da mesma cultura na mesma área durante um longo período de tempo, é um outro aspecto da Revolução Verde que fez culturas menos resistentes a doenças e pragas.
Agricultores
a Revolução Verde impactou negativamente os proprietários de pequenas propriedades , porque eles não podiam pagar a nova tecnologia , enquanto os proprietários de grandes fazendas foram capazes de adotar as novas tecnologias por causa de um melhor acesso aos sistemas de irrigação , fertilizantes , sementes e crédito . O aumento da produção de grandes fazendas causado os preços dos produtos para ir para baixo, enquanto os preços dos insumos aumentaram, fazendo com que muitos pequenos agricultores a sofrer.
Economias locais
A Revolução Verde impactado negativamente muitas aldeias e regiões que não têm acesso a uma quantidade suficiente de água ou sistemas de irrigação adequados. As novas tecnologias foram espalhados apenas em áreas onde houve irrigação suficiente ou alto potencial de ser sequeiro . As pessoas de regiões vizinhas ou aldeias com baixo potencial de precipitação consistente ganho muito menos dinheiro como resultado. Estas diferenças de renda das regiões e aldeias na Índia e na China o principal afetado .
Impacto Ambiental
Além de prejudicar a produção de culturas, as práticas gerais de agricultura da Revolução Verde têm causado danos ambientais. Fertilizantes e pesticidas uso excessivo levou a níveis mais elevados de poluição vias afetadas , envenenamentos humanos ea perda de insetos benéficos . Os sistemas de irrigação utilizados durante agricultura Revolução Verde levaram a quantidades excessivas de sal construir -se e recuando os lençóis freáticos . Durante a Revolução Verde, uma forte dependência foi colocada em uma pequena variedade de culturas de cereais , levando a uma diminuição drástica da biodiversidade. Mais dano ambiental foi causado por agricultores analfabetos que não receberam formação adequada para as novas tecnologias ou educação sobre práticas de regulação da água.