Some as áreas necessárias para fornecer recursos renováveis que as pessoas usam , as áreas ocupadas por infra-estrutura e as áreas necessárias para a absorção de resíduos. Por exemplo, nas actuais Contas Nacionais da Pegada , os recursos controlados incluem culturas e peixe, madeira , grama e resíduos do produto , o dióxido de carbono. A Global Footprint Network , que calcula a pegada global anualmente , expressa nestas áreas em unidades chamadas hectares globais. Um hectare global, representa a capacidade produtiva de um hectare de terra na produtividade média mundial.
2
Calcule cada componente individual da pegada global. Por exemplo, o relatório do WWF sugere para calcular a pegada de absorção de carbono , como a quantidade de terra florestal necessário para absorver as emissões de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis, mudanças no uso da terra e processos químicos. Calcular a pegada de pastagem - terra da área usada para criar gado para carne, leite , couro e lã. Calcular a pegada florestal a partir da quantidade de madeira serrada , celulose , madeira e lenha que um país consome a cada ano. Calcular a pegada - pesqueiros da produção necessária para suportar o marisco capturado. Calcular a pegada de terras cultiváveis da área utilizada para a produção de oleaginosas, borracha e alimentos para consumo humano e de animais. Calcular a pegada no solo construída a partir da área de terra coberta por infra-estrutura humana , incluindo transporte , habitação, estruturas industriais e reservatórios hidrelétricos .
3
Determinar se o planeta pode manter a demanda humana por renováveis recursos e captação de dióxido de carbono através da comparação da presença global da biocapacidade do planeta, afirma WWF. A biocapacidade é a capacidade de regeneração total disponível para atender a demanda representada pela pegada global. Use fatores de rendimento para normalizar produtividade biológica dos países com as médias mundiais . Por exemplo, compare toneladas de trigo por hectare EUA contra média por hectare do mundo . Use factores de equivalência de levar em conta as diferenças de produtividade média mundial entre os tipos de terreno --- por exemplo , floresta média mundial contra terras cultiváveis média mundial.