A cidade de Pali , no Rajastão, deriva a maioria de sua economia local a partir de têxteis. Em 2008, o Centro de Ciência e Meio Ambiente, em Nova Deli lançou um programa para monitorar a poluição da água em Pali . Pali tem estações de tratamento de água que são supostamente para filtrar metais pesados tóxicos, como arsênico , cromo e chumbo da água local. No entanto, amostras de água mostrou essas plantas não estavam fazendo o seu trabalho. O centro distribuiu kits de testes de água para os agricultores locais , para que pudessem tomar o assunto em suas próprias mãos.
H- ácido
H- ácido é usado em morrer têxteis . Ela transmite uma cor vermelha brilhante que não é fácil desaparecer após a lavagem. Em 1983, um fabricante de H- ácido foi encontrado para ter contaminado as águas subterrâneas , na aldeia de Bicri , perto da cidade de Udaipur , no Rajastão . Por causa do movimento natural das águas subterrâneas a outros aqüíferos , poços utilizados por cerca de 10.000 habitantes em 22 aldeias vizinhas foram afetados. Décadas mais tarde, as águas subterrâneas nas imediações de Bicri ainda está carmesim e corrosivo.
Marble Slurry
Outro setor importante no Rajastão é corte de mármore , que emprega artesãos e trabalhadores em cidades como Jaipur e Udaipur . No entanto , esta indústria cria um subproduto desagradável : lama de mármore , um desperdício branco, quase indestrutível que corrói a camada superior do solo , contamina os recursos hídricos e é uma praga visual na paisagem . Os moradores criaram a solução de reciclagem de mármore, que reutiliza lama de mármore como um substituto para tijolos de barro na construção, uma vez que foi combinado com outros materiais, como cimento.
Industriais Efluentes
Outros produtos químicos industriais , conhecidos como efluentes , têm sido detectados em Bandi Rio Rajasthan . Isso contamina água subterrânea local onde o rio corre . Solo irrigado com esta água tende a ser elevada em solução salina , e plantas locais diminuiu vertiginosamente . Isso torna quase impossível para os agricultores a plantar duplas. Esta cadeia de resultados demonstra os poluentes em Rajasthan afetar não só a sua biodiversidade natural, mas as condições de vida de seus habitantes também.