A energia nuclear fornece um sexto da energia mundial e um quinto da energia consumida nos Estados Unidos . Reatores nucleares utilizam urânio e plutônio como matérias-primas . Materiais restantes e subprodutos , incluindo metal reativo estrôncio -90 , são reprocessados e reutilizados através de tecnologias melhoradas , como a rápida Breeder Reactor , ou armazenado como resíduo. Este desperdício decai lentamente ao longo de grandes períodos de tempo , o que aumenta o risco de que ele pode escapar para o ambiente.
Desvantagens da Energia Nuclear Substituição de Combustíveis Fósseis
Embora a energia nuclear é anunciada como uma estratégia de mitigação contra o aquecimento global , os estudos citados por grupos ambientalistas , incluindo o Greenpeace afirmam que cerca de 1.000 reatores nucleares adicionais são necessários para reduzir a dependência global de combustíveis fósseis. Isso é problemático , uma vez que ainda não se sabe como armazenar de forma eficiente resíduos tóxicos existente. Cerca de 72 mil toneladas de lixo nuclear existe em os EUA sozinhos; até 2100, prevê-se que 1,57 milhão de toneladas de lixo se acumulam .
Resíduos Nucleares vs Resíduos Combustível Fóssil
queima de combustíveis fósseis emite directamente uma matriz de gases, incluindo o metano , que é cerca de 50 vezes mais potente como gás de efeito estufa do que o dióxido de carbono. Outras emissões dos gases ocorrem via defeitos operacionais, tais como vazamentos de tubulações de gás, enquanto os desastres ambientais, como explosões de gás , chuva ácida e derrames de petróleo aumentar o problema . Além disso, o produto de resíduos de carvão cinzas emite mais radiação do que armazenados resíduos nucleares de um peso igual .
Contribuição directa para o aquecimento global
Apesar de seu status livre de carbono , resíduos nucleares não é completamente inocente de ter um efeito negativo sobre o aquecimento global. De acordo com o United States Enrichment Corporation, um número estimado de 150 toneladas de clorofluorocarbonetos ( CFCs ) são liberados para a atmosfera a cada ano durante o ciclo de enriquecimento de urânio. Esta é uma pequena quantidade em comparação com as emissões feitas pela queima de combustíveis fósseis, mas quando gases de efeito estufa são comparados , os CFCs são considerados 1.500 vezes mais potente do que o dióxido de carbono.