A maioria das plantas de areia têm sistemas radiculares profundos que são muito mais do que a própria planta. Por exemplo, a aveia planta mar está a apenas seis centímetros de comprimento , mas tem raízes que se estendem a mais de cinco metros . Raízes profundas não só limitar a erosão de areia , mas permitem que as plantas de resistir a condições climáticas adversas como a seca, ventos fortes ou extremidades frias .
Ramo Raízes
Algumas plantas de areia têm ramificando sistemas radiculares , que cobrem grandes áreas . Por exemplo, o Caragana ou Siberian arbusto ervilha extensivamente ramificada raízes, que ajudam a proteger contra erosão hídrica e eólica , especialmente em encostas . É nativa da Sibéria e na Rússia, e replantadas no norte dos Estados Unidos e Canadá para evitar a erosão do solo. Suas propriedades de raiz também torná-lo útil para recuperação de áreas degradadas .
Rápido crescimento Raízes
Algumas plantas de areia são adaptados para crescer através da areia e produzir mais raízes como areia depósitos aumentar . Raízes também crescem rapidamente para substituir as plantas perderam a ondas ou pastagem. Por exemplo, grama da praia aumenta a sua taxa de crescimento quanto mais areia é recolhida . Junco é, por vezes transplantado , mas geralmente repõe raízes por conta própria e não necessita de manutenção externa.
Danos às raízes
raízes das plantas de areia são danificados por diversos fatores, incluindo o sobrepastoreio , as condições climáticas insuportáveis , como tempestades e atividade humana , tais como pneus de veículos ou desenraizamento direta. Tudo isso contribui para o aumento da vulnerabilidade de areia para a erosão. Se possível , areia vegetação deve ser protegida da interferência humana e animal, incluindo cercar áreas se viável.