placas da crosta continental e oceânica compõem a litosfera , que se flutua sobre uma camada viscosa chamada aethenosphere . Placas da crosta variam em massa e densidade , e isostasy explica as forças gravitacionais exercidas sobre estas placas que lhes permitam manter-se equilibrado e flutuando no aethenosphere
Exemplo de Isostasia : . Serras
cadeias de montanhas , a maioria da massa terrestre existe abaixo do nível do mar e se estende para o aethenosphere fundido onde permanece flutuante. A manutenção desta flutuação é conhecido como o efeito isostática , e depende do tamanho da montanha acima do solo , a sua densidade e a distância entre o pico da montanha e a superfície da Terra . A comparação pode ser feita de grandes icebergs , onde uma proporção maior do iceberg se encontra debaixo d'água.
Erosão
erosão da rocha da montanha provoca uma redução na terra massa e uma mudança no equilíbrio da crosta terrestre . Como resultado , a terra passa de dentro do aethenosphere para substituir o que foi erodido e , assim, manter a flutuabilidade . Isso é chamado de uma elevação isostática . Além disso, durante os processos de construção de montanha orogenic , onde os materiais erodidos formam depósitos nas montanhas , causando um aumento da massa , o equilíbrio é novamente reequilibrado como terra afunda mais na aethenosphere .
Causas da Erosão
maioria erosão montanha ocorre na superfície devido à ação do fluxo do rio . Áreas de maiores taxas de fluxo experimentar uma maior erosão. Isto é exacerbado nas montanhas com pouca vegetação , devido à chuva infreqüente ou destruição pelo fogo. Condições climáticas extremas , como calor e frio também causam pedra para tornar-se frágil por expansão e contração repetida , aumentando a suscetibilidade à erosão. Em alguns casos, o impacto de magma da atividade vulcânica também desempenha um papel na erosão.