As principais emissões responsáveis pela formação da chuva ácida são óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre . Estas emissões são mais perigosos quando inalados na forma de poeira ou fumaça. Isto é porque as pequenas partículas de nitrato e sulfato são incorporados no pó e fumo . Inalar níveis altos de essas emissões leva ao aumento do risco de doenças cardíacas e pulmonares , como bronquite e asma. Esta é a principal razão pela qual os dióxidos de enxofre e dióxido de nitrogênio são regulados sob a Lei do Ar Limpo . De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) , o objetivo do Programa de Chuva Ácida é também para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre . Isso , consequentemente, melhorar tanto ambientais e de saúde pública.
Visibilidade
nitratos e sulfatos de óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre lançados na atmosfera causar uma redução na faixa de visibilidade . De acordo com a EPA , partículas de sulfato são a causa de entre 50 e 70 por cento de redução na visibilidade na parte leste dos Estados Unidos . Esta redução de visibilidade torna um pouco mais difícil de ver as coisas claramente para além de um determinado intervalo. A má visibilidade também afeta o gozo de actividades ao ar livre como caminhadas e explorar os parques nacionais .
Plantas
A chuva ácida afeta as plantas , prejudicando suas folhas , afetando , conseqüentemente, sua capacidade de executar efetivamente a fotossíntese. A chuva ácida reduz a quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas através da dissolução dos nutrientes e outros minerais vitais no solo . Ela também leva ao acúmulo de substâncias tóxicas no solo, o que , consequentemente, ser absorvido pelas plantas.
Organismos Aquáticos
A chuva ácida pode permear corpos aquáticos como lagos , rios, córregos e pântanos com diversos meios. A chuva ácida pode cair diretamente sobre esses corpos de água. Ele também pode fluir para os corpos d'água , depois de cair em edifícios, árvores , fazendas e estradas , reunindo os depoimentos sobre estas superfícies e depositá-los na água. A chuva ácida aumenta o equilíbrio do pH desses corpos d'água a partir de seus níveis normais para níveis tóxicos. O nível de pH normal dos rios e lagos é entre 6 e 8 . Quanto mais baixo o pH da água , o mais ácido é. Um aumento na acidez dos corpos d'água faz com que a água tóxica para a maioria das variedades de peixes, crustáceos, moluscos e outros organismos aquáticos. Isto leva a efeitos como os rendimentos de ovos menores , menor peso corporal ou morte, mesmo a título definitivo.