dióxido de enxofre (SO2) é incolor e com um cheiro nocivo poderoso e pode estar presente como um líquido ou gás. Criado na natureza através da atividade vulcânica, é mais freqüentemente produzido através do processamento de combustíveis fósseis em capacidades industriais e de energia. A Agência de Proteção Ambiental (EPA ) classifica o dióxido de enxofre como um gás " altamente reativo " e desenvolveu os padrões da indústria para reduzir a quantidade de gás liberado na atmosfera . Os efeitos do dióxido de enxofre vão desde a produção de chuva ácida para doenças respiratórias individuais. No entanto, o dióxido de enxofre não é de todo ruim; em pequenos níveis do produto químico é usado como um conservante de fruta e , na verdade, ocorre naturalmente no corpo , com o corpo humano médio contendo uma média de 1.000 mg por dia . O corpo está equipado com enzimas capazes de quebrar o produto químico , mas muito do produto químico ainda pode ter efeitos adversos.
Sobre Sulfeto de Hidrogênio
Criado através da deterioração de proteínas composta de enxofre , sulfeto de hidrogênio (H2S) é naturalmente contido em gases vulcânicos e naturais, petróleo bruto de petróleo , fontes termais , resíduos animais e humanos, e como um produto - de bactérias de enxofre. O sulfeto de hidrogênio também é produzido durante as operações de processamento industrial , incluindo tratamento de esgoto, processamento de alimentos e refinarias de petróleo . Caracterizado pela sua podre do tipo ovo odor, sulfeto de hidrogênio afeta vários sistemas do corpo , com baixo nível de exposição , resultando em problemas respiratórios a curto prazo , diminuição do apetite , tonturas e dores de cabeça, e em altas concentrações , resultando em morte.
remoção de dióxido de enxofre com óxido de cálcio
Neutralizar através da mudança da construção química do dióxido de enxofre é uma opção para remover o gás de emissões industriais e instalações de energia. As experiências que ilustram os efeitos da combinação de dióxido de enxofre com a cal sodada , o qual é constituído por óxido de cálcio e hidróxido de sódio , têm -se mostrado eficaz na conversão do dióxido de enxofre em sulfureto de cálcio . A conversão ocorre devido à reacção do dióxido de enxofre para o óxido de cálcio , não só a mudar o composto químico , mas também reduzir a pressão do gás .
Remoção de dióxido de enxofre com purificadores
Usado na remoção de partículas de gás de chaminés industriais , purificadores de trabalhar para remover o dióxido de enxofre e outros gases antes de serem liberados para o meio ambiente . Lavadores não regenerativas e regenerativos são utilizados para remover o dióxido de enxofre , com as partículas removidas pelo lavador regenerativa reciclado em materiais reutilizáveis . A forma mais comum do lavador de gases utilizados para a remoção de dióxido de enxofre é o lavador de gases não- regenerativo , que absorve os gases de combustão com lama de água e calcário . Como a combinação de cal sodada observado acima , este processo altera o composto químico e cria o sulfato de cálcio , também conhecida como o gesso, que é , em seguida, descartado ou reciclado como gesso ou fertilizantes . Outro método emprega um purificador purificador regenerativo que combina o sulfito de sódio com o dióxido de enxofre, o que resulta em bissulfito de sódio . O bissulfito de sódio é então reduzido a sulfito de sódio e enxofre utilizando alcalino , com o enxofre que está sendo usado para fazer ácido sulfúrico.
Remoção sulfeto de hidrogênio a partir de água potável
O sulfeto de hidrogênio na água potável não é uma ocorrência incomum e muitas vezes não tem efeitos adversos à saúde , mas pode afetar o sabor e cheiro , bem como itens corroer domésticos. Enquanto aquecedores de água às vezes pode ser o culpado , devido à inserção de uma haste de magnésio durante a fabricação que se destina a proteger o aquecedor contra a deterioração , as ocorrências naturais de bactérias de enxofre na água também pode ser o culpado. Estas bactérias se alimentam de enxofre em rochas, solo e plantas em decomposição , e sulfeto de hidrogênio é o produto por - . Existem três métodos eficazes para a remoção de sulfureto de hidrogénio a partir de água potável, que incluem a cloração , arejamento e filtros de carvão . Cloração envolve a adição de uma pequena quantidade de cloro, para o sistema de água que , em seguida, converte o sulfureto de hidrogénio em partículas de enxofre amarelos , que são então filtrados para fora . Arejamento envolvendo a adição de ar comprimido no sistema de água , também resulta na conversão do produto químico de enxofre amarelo . Os filtros de carbono são mais eficazes com quantidades apenas pequenas de sulfeto de hidrogênio , como o sulfeto de hidrogênio deve ser absorvida pelos filtros .
Remoção de sulfeto de hidrogênio com Pressurized Oxidação
Usado em a remoção de sulfureto de hidrogénio a partir de água de poço , a oxidação sob pressão converte o sulfureto de hidrogénio em água e de enxofre por meio da aplicação de oxigénio de alta pressão . Quando o oxigênio entra em contato com o sulfeto de hidrogênio na água , o oxigênio cria uma reação química que resulta na degradação do sulfeto de hidrogênio em hidrogênio e enxofre, com o hidrogênio pentear com o oxigênio para criar água. Um indutor bombeia o oxigênio na água de poço e, como a reação ocorre , o enxofre remanescente se deslocará para o fundo do poço tanque.