Cliffs variam em tamanho , estrutura e composição dos sedimentos , o que aumenta a susceptibilidade de alguns penhascos à erosão em relação aos outros . Por exemplo, falésias formadas por arenito e argila são mais propensos a tornar-se erodido de penhascos feitos de granito. Erosão geralmente ocorre a partir do fundo do precipício , o que cria um desequilíbrio e aumenta a probabilidade de um colapso.
Efeito da Água
Em algumas falésias, água age como um lubrificante , atenuando o material , tornando-o mais fácil de lavar . Esta é provavelmente a contribuição mais significativa para a erosão do penhasco. O conteúdo de água falésias aumenta à medida que chuvas se infiltra no solo. As ações são necessárias para tanto remover a água já está presente e para evitar que a água adicional de penetrar falésias. Isto é conseguido através da instalação de tubos de drenagem profunda ou superficial que a água de transporte de falésias , melhorando assim a sua robustez.
Pipes
tubos Cliff são geralmente não- perfurado e feito de plástico envolvido em um saco do filtro ou de outro tecido . Os tubos de saída na parte inferior de rochedos , permitindo que a água escape . Esta área de saída é normalmente guardada com pedras para proteger contra qualquer erosão da ação das ondas . Apesar de tubos de drenagem superficial são eficazes na remoção de água e causar o mínimo de perturbação para o precipício, tubos de drenagem mais profundas coletar e remover mais água.
Pipes causando erosão
água que flui para fora de tubos de drenagem podem elas próprias contribuir para a erosão . Dependendo de onde o tubo sai do penhasco , rochas localizadas abaixo ou ao lado dos tubos pode desgastar-se devido ao fluxo de água constante. Por exemplo, em 2002, o Jardim Botânico Creek no Canadá continha um tubo de drenagem que acabou de aproximadamente 10 metros acima da superfície , devido ao impacto da erosão.