Pessoas expostas a dióxido de enxofre no ar , muitas vezes têm a função pulmonar reduzida , aumento de sintomas respiratórios e doenças , irritação dos olhos, nariz, garganta e uma taxa de mortalidade mais elevada. Asmáticos , crianças , idosos, e aqueles outros que já sofrem de problemas respiratórios são especialmente em risco para estes efeitos. O seu odor forte e desagradável avisa imediatamente as pessoas de sua natureza poluente .
Impacto Ambiental
emissões de óxido de enxofre têm um impacto negativo sobre a vegetação , como florestas e culturas agrícolas. Por exemplo, estudos nos Estados Unidos revelaram que plantas expostas a altos níveis de dióxido de enxofre pode perder folhagem , tornam-se menos produtivos ou morrer prematuramente. Deposições ácidas também podem ter um efeito negativo sobre lagos de água doce e ecossistemas fluxo , diminuindo o pH da água. A maioria das espécies de peixes não conseguem sobreviver mudanças significativas no pH e corpos de água afectada poderia tornar-se desprovido de qualquer peixe.
Edifício impacto relevante
óxido de enxofre emissões podem ter um impacto negativo sobre as pedras de construção e de metais . Por exemplo , quando o dióxido de enxofre reage com a humidade que forma ácido sulfuroso , o que aumenta a velocidade de corrosão de ferro , de aço e de zinco . Óxidos de enxofre também pode reagir com o cobre , para formar a camada verde de película de sulfato de cobre sobre a superfície do cobre . Ele também ajuda a acelerar a decadência de tintas e materiais de construção.
Outros Impacto
aumento dos níveis de dióxido de enxofre também pode impactar negativamente a visão das pessoas , como o dióxido de enxofre é um componente de poluição. Isso pode fazer atividades como dirigir ou voar mais difícil e perigoso . O dióxido de enxofre é um dos principais componentes da " chuva ácida " e ajuda a manter a luz solar para fora da atmosfera, o que faz com que a Terra esfriar. Emissão de dióxido de enxofre contribui para o aquecimento global.