Antes de medição do comprimento do rio , no início e no final de um rio necessita de ser determinado . Rivers originam de uma variedade de fontes , tais como geleiras , fontes ou lagos , e acabam por qualquer que flui no mar ou em outro rio. O início de um rio é referido como montante, enquanto que a extremidade de um rio é chamado de embocadura . Assim , o cálculo comprimento do rio depende de medição da nascente para a embocadura .
Onde medir
Rivers , especialmente as maiores, têm geralmente várias nascentes que contribuem , e um critério é seguido para decidir onde começar a medir . Trata-se de ponderar vários fatores, incluindo o que é o córrego de cabeceira mais longa , que tem o maior volume de água, e que tem a mesma orientação que todo o rio.
Como medir
Topografia é uma importante ferramenta geológica. Um mapa topográfico é uma figura bidimensional que representa uma superfície tridimensional . Analisando os dados topográficos é o método mais comum para medir o comprimento do rio. Esses dados são tradicionalmente recolhidas através de levantamentos de campo , o que é muitas vezes trabalhosa. Avançada de captura de imagem de sensoriamento remoto também fornece dados topográficos que podem ser interpretadas de forma mais precisa , apesar de identificar o início de um rio continua a ser problemática .
Dificuldades
Não existe um padrão universal para medir o comprimento de um rio; as estatísticas variam constantemente . Em 2007, cientistas brasileiros controversa afirmou que o Rio Amazonas era cerca de 100 milhas mais do que o Rio Nilo. Como a nascente ea foz de um rio continuam difíceis de estabelecer , não se sabe em que medida deve começar ou terminar . Fontes de variação surgem perguntas, tais como quais afluentes para incluir ou que ajustes a fazer , quando um rio passa por um lago.