três tipos de modelos de osmose reversa existem atualmente. O modelo termodinâmica irreversível faz a suposição de que a membrana está perto de equilíbrio e descreve os fluxos de relações fenomenológicas . O modelo de membrana homogénea assume que a membrana de polímero é não porosa e o transporte através da membrana por difusão ocorre . No modelo poroso , o transporte ocorre via tanto difusão e convecção através dos poros que se estendem por toda a membrana.
Concentração Polarização
O acúmulo de solutos que são incapazes de atravessar a superfície da membrana é referido como a concentração de polimerização . Como resultado , um lado da parede de membrana tem uma concentração de soluto mais elevado do que o outro lado . Concentração de polarização é afectada tanto pela membrana e as propriedades do soluto , bem como os campos transversais e axiais . Concentração polarização tem um efeito substancial sobre o desempenho global do processo de osmose reversa e é utilizado para prever a formação de incrustações da superfície.
Modelando Dificuldades
Concentração polarização tem um impacto negativo sobre a modelação de osmose inversa , uma vez que aumenta a dificuldade de calcular a concentração de soluto de parede , que é necessária para a concepção do modelo . O aumento do gradiente de concentração através da membrana aumenta o fluxo de solutos através da membrana . Concentração polarização também altera as propriedades de separação da membrana .
Outras desvantagens
Uma vez que o limite de solubilidade não seja ultrapassado , a polarização de concentração provoca a precipitação do soluto , a qual leva a partícula tanto incrustação e formação de incrustações da superfície. Além disso , o aumento da pressão osmótica na parede da membrana diminui o fluxo da água . Ambos incrustação eo fluxo de água reduzindo são reforçadas pelo acúmulo de material na alimentação, bloqueando a superfície da membrana .