casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | preparação para Emergências

necessário para tratar a vítima de uma explosão de IED Ao se preparar, aplique a bandagem de emergência, você?

Ao se preparar para aplicar um curativo de emergência em uma vítima da explosão de um dispositivo explosivo improvisado (IED), eis o que você deve fazer:
1. Priorize a segurança: Garanta a sua segurança e a segurança de outras pessoas nas proximidades da explosão. Isso pode significar mudar para um local mais seguro.

2. Verifique a capacidade de resposta: Agite suavemente a vítima e grite para avaliar a capacidade de resposta. Se eles não responderem ou estiverem inconscientes, prossiga para as próximas etapas.

3. Controle de sangramento: O controle de sangramento grave é crucial em casos de lesões por IED. Procure a principal fonte do sangramento e use pressão direta para interromper o fluxo sanguíneo.

4. Aplicar curativo de emergência:
- Invólucro de bandagem aberto: Ao aplicar pressão na ferida, abra cuidadosamente a embalagem do curativo de emergência, sem tocar na parte estéril do curativo.

- Bandagem de posição: Coloque o curativo sobre a área sangrando, garantindo que a compressa cubra toda a ferida.

- Bandagem segura: Enrole o curativo com firmeza, mas não muito, ao redor da área lesionada. Apertar demais pode restringir o fluxo sanguíneo.

- Bandagem adicional: Se o sangramento continuar, aplique outro curativo sobre o primeiro. Continue aplicando curativos até que o sangramento seja controlado.

- Marcar hora: Depois de prender o curativo, escreva a hora claramente no curativo em um local visível. Isso ajudará os profissionais médicos a monitorar há quanto tempo o curativo está no lugar.

5. Procure ajuda profissional:
- As bandagens de emergência destinam-se ao controle temporário do sangramento. Ligue para atendimento médico de emergência imediatamente após aplicar o curativo.

- Continue pressionando o curativo até a chegada de ajuda profissional.

- Se a vítima recuperar a consciência, mantenha-a calma e tranquilize-a até a chegada de ajuda.

6. Considerações Adicionais:
- Se puder, eleve a área lesionada acima do coração para ajudar a reduzir o inchaço.
- Esteja preparado para realizar RCP (Reanimação Cardiopulmonar) básica se a pessoa apresentar sinais de parada cardíaca.
- Siga sempre as instruções específicas fornecidas com o curativo de emergência que você está usando. Bandagens diferentes podem ter métodos de aplicação ligeiramente diferentes.
- Em ambientes caóticos ou desafiadores, priorize a segurança tanto da vítima quanto de você mesmo.