O extintores de incêndio foi a invenção do inglês John Carey, que iniciou o desenvolvimento do que olímpico Fire Protection descreve como uma série ativado calor de tubos perfurados com o objetivo de apagar um incêndio . George F. Parmalee do americano e Frederick Grinnell desenvolveu o sistema para uso em 1881.
Eficácia
The American Incêndio Sprinkler Association ( AFSA ) relata que apenas duas mortes foram relatado em edifícios completamente controlados com sprinklers automáticos de incêndio . Em todo o mundo BAFSA relata apenas 50 mortes em edifícios controlados por sistemas de aspersão .
Aspersores de água
fogo são considerados mais eficientes no uso de água do que uma dependência de mangueiras de incêndio , resultando em menos danos causados pela água . BAFSA descreve sistemas de aspersão como sendo projetado para funcionar apenas em áreas onde a temperatura sobe tornando-se comum para apenas dois pulverizadores para aspergir água utilizando , em média, 341 litros de água em comparação com uma média de 2.935 litros utilizados pelos bombeiros mangueiras.
fumaça
Segundo fumaça BAFSA é um dos maiores problemas associados com o fogo , causando danos e ferimentos. Extintores de incêndio pode remover partículas maiores do ar reduzindo sua toxicidade e densidade de fumaça.
Avaria
É raro para extintores de incêndio de acordo com a avaria AFSA com as probabilidades de mau funcionamento não- ser humano em torno de 1 em 16 milhões. Vazamentos são também disse ser mais provável do que no encanamento em todo o resto de um edifício.