Embora o radar Doppler é eficaz em alertar os meteorologistas a uma frente de tempestade que está produzindo ventos fortes em um padrão circular, observadores do furacão ainda são necessários , a fim de confirmar que um tornado existe. Feixe do radar , o que obriga as microondas na precipitação e cria uma imagem do movimento do vento, é muito grande para identificar corretamente o tornado real . Portanto, o radar Doppler pode apenas sugerir que as condições estão maduras para um ciclone de se apresentar .
Relâmpago Imaging Sensor
Na década de 1990 a NASA desenvolveu um satélite conhecido como um relâmpago Imaging Sensor , a fim de calcular o número de greves relâmpago atmosfera superior em uma tempestade. Estes raios, invisíveis a olho nu por causa da cobertura de nuvens densas, são pensados para ser os primeiros indicadores de atividade tornadic . Como o relâmpago aumenta, a probabilidade de um tornado aumenta.
Multiple Antenna Profiler Radar ( MAPR )
O MAPR é um MHz modificado profiler 915 vento com a capacidade de fazer medições de vento extremamente rápidas. Criado pelo Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica , a antena do MAPR é continuamente observando velocidades de vento verticais. Esta continuidade em medições de vento permite que o radar para pegar em tesouras de vento significativos que poderiam ser perdidas por radar Doppler.
Infrasound Detectores
Tornados enviar ultra- longa onda , sons de baixa freqüência . Estes ruídos , abaixo do alcance do ouvido humano , são conhecidos como infra-sons . Detectores de infra-sons pode sinalizar a aproximação de um tornado apenas alguns minutos antes que ela ocorra . Porque as ondas infra- viajar milhares de quilômetros sem perder a força, um detector de infra-sons , em Nova York pode detectar um furacão prestes a ocorrer no Texas. Portanto , os meteorologistas só precisa de alguns detectores para cobrir todo os Estados Unidos .
Análises desenhados mão
A mão humana é um dos instrumentos mais importantes na previsão de tornados. Estudos de superfície e dados de ar superior , que são desenhadas em mapas, ajudar os meteorologistas a ver padrões na tempestade que pode indicar tempo ciclônica . Estes desenhos indicam frentes quentes e frias, bebedouros de pressão e flutuações de temperatura .