Talvez as "bactérias que se alimentam de petróleo " mais conhecidos é a forma de engenharia genética de bactéria sob as Pseudomonas gênero desenvolvidas pela microbiologista Ananda Mohan Chakrabarty . Criação de Chakrabarty ganhou atenção nacional quando um processo contra ele pelo Comissário dos EUA de Patentes e Marcas Registradas foi para a Suprema Corte , em 1980 , argumentando que ninguém deveria ter o direito de patente ot um organismo. A Suprema Corte finalmente decidiu em favor de Chakrabarty . O trabalho de Chakrabarty recebeu novamente a atenção do público quando as formas de Pseudomonas bactéria ajudou a limpar o famoso vazamento de petróleo do Exxon Valdez em 1989.
Alcanivorax borkumensis
Alcanivorax borkumensis é um fuzileiro naval que ocorre naturalmente bactéria que depende de hidrocarbonetos de petróleo como única fonte de energia, tanto que ao mesmo tempo é quase indetectável em água de condições normais, quando o corpo de água torna-se poluído em óleo, Alcanivorax borkumensis torna-se onipresente . Os cientistas foram capazes de mapear o genoma do Alcanivorax borkumensis em 2006, um passo vital para a compreensão das propriedades da bactéria que alguns pesquisadores têm chamado de " bactéria fascinante e globalmente importante".
SpillRemed
SpillRemed é um produto comercial desenvolvido pela empresa dos EUA Sarva Bio Remed como uma solução de limpeza derramamento de óleo. SpillRemed contém bactérias, incluindo Pseudomonas Psuedoalkaligenes e Phenylobacterium Immobile que quebrar o óleo em dióxido de carbono e água. Uma vez que o seu trabalho está completo , as bactérias simplesmente morrem por falta de sustento. A partir de 2010 , a Agência de Proteção Ambiental dos EUA incluiu SpillRemed na sua lista nacional de produtos plano de contingência como um agente bioremedial .