O método mais básico de detecção de vazamento de oleoduto é andar , conduzir ou voar ao longo do gasoduto e verifique se há vazamentos. O mais rentável , de acordo com Timur Chis , professor assistente na Universidade de Andrei Saguna , é fornecer um odorante para o fluido no tubo. Vazamentos pode ser cheirado por passantes . Os medidores de vazão podem detectar vazamentos (embora não o local de vazamento ) ao detectar desequilíbrios de fluxo numa base horária ou diária. Sistemas de medição de pressão da linha deve ser utilizada em conjunto com os medidores de estabelecer uma mudança em gradientes de pressão no caso de uma fuga .
É possível detectar a origem do vazamento do som do líquido que flui produz . O fluxo do fluido gera vibrações na gama ultra-sons que pode ser detectada com transdutores apropriados . Transdutores portáteis podem ser usados para identificar a origem do vazamento , se as equipes de dutos colocar o transdutor em partes específicas do gasoduto para detectar a intensidade do sinal produzido pelo líquido.
Linha Detecção Pig
raspagem de linha tem sido utilizado principalmente para a limpeza de gasodutos , mas também pode ser utilizado para monitorizar oleoduto . Raspagem de linha é o processo de inserção de um pequeno dispositivo ( chamado de porco ) para as linhas e empurrando-o através do oleoduto . Sistemas de monitoramento baseados em Pig coleta de dados e armazenamento de dados que podem ser usados para a detecção de vazamento , tais como alterações na taxa de fluxo de monitoramento e mudanças acústicas.
Assistência Computer
os computadores podem monitorar , processar e analisar de pressão, temperatura, vazão , densidade e outros parâmetros para calcular o inventário de um pipeline. Instrumentação pipeline é instalado na conduta , em seguida, os computadores representam o inventário de fluido e compensar as diferenças de fluxo . Os computadores também verificar se há mau funcionamento do instrumento .