contacto com iodeto de potássio , na sua forma pura , ou a inalação de iodeto de potássio , pode provocar irritação na pele , olhos e tracto respiratório . Tosse e falta de ar acompanha irritação do trato respiratório, enquanto vermelhidão e dor acompanha irritação nos olhos e pele. Grandes doses orais de iodeto de potássio pode irritar o trato gastrointestinal , que é por isso que os médicos recomendam tomar pílulas de iodeto de potássio após uma refeição completa e com um grande copo de água.
Iodismo
Os pacientes que usam o iodeto de potássio podem experimentar efeitos secundários, tais como urticária, náuseas, vómitos e inchaço. Estes efeitos secundários geralmente desaparecem como o corpo se ajusta à medicação , mas em alguns casos, os usuários de longo prazo desenvolver uma condição mais grave chamada iodismo . Iodismo pode envolver erupções na pele , coriza, dor de cabeça intensa , irritação das mucosas , e às vezes fraqueza , anemia e depressão.
Grávidas e lactantes Mulheres
o uso de iodeto de potássio por mulheres grávidas ou lactantes podem causar bócio fetal e hipotireoidismo no feto ou criança. Ela geralmente não é recomendado para uso por mulheres grávidas ou lactantes . No entanto, se as autoridades recomendam o uso de iodeto de potássio em uma emergência de radiação , os Centros de Controle de Doenças diz que as mulheres grávidas e lactantes , bem como lactentes, deve tomar uma dose apropriada . O CDC diz que eles devem evitar mais de uma dose , se possível.