Um dos sinais mais prevalant e facilmente notado de um incêndio é um cheiro de fumaça ou materiais em chamas. Como fumos entrar no ar , elas se espalham através de um processo conhecido como difusão. Enquanto o cheiro de um incêndio pode começar como fraco ou irreconhecível, o cheiro vai continuar a crescer como mais fumo é liberado (especialmente em uma área contida , como uma casa). Cheiros de gás (como no caso de vazamentos domésticos ) também podem preceder incêndios. Trate esses cheiros como ameaças , e procurar ajuda ou abrigo.
Detectores de Fumaça
Mesmo quando você não pode sentir o cheiro de um incêndio , um detector de fumaça pode ainda ser capaz de senti-lo. Quando mantido adequadamente, detectores de fumaça trabalhar observando alterações em seus arredores, tais como o fumo e calor. Trate o aviso (muitas vezes um sinal sonoro alto ) como um sinal importante de que um incêndio pode ser à mão e evacuar o prédio.
Calor
enquanto você não pode sempre ver a fumaça ou chamas de um incêndio , você vai senti-los de vez em quando . Maçanetas, por exemplo, pode ficar quente quando uma sala pegou fogo . Se e quando você percebe o calor incomum de uma maçaneta, aproximar a próxima sala com cautela.
Unusual Comportamento Animal
Alguns sentidos animais , tais como a sensação de um cão de cheiro , são muito mais pronunciados do que os dos seres humanos. Como tal, as mudanças no comportamento de animais de estimação pode indicar um problema iminente , como fogo. De acordo com um relatório de janeiro de 2011 News em Ann Arbor , Michigan, cães latindo foram capazes de despertar seus proprietários a partir de sono durante um incêndio.