As causas e os efeitos da gestão de desastres pode ser visto como operando ciclicamente. Técnicas de gestão de desastres não são criados ou solicitado por um único incidente, mas evoluem gradualmente , tanto como resposta a eventos anteriores e de uma forma de preparação para emergências futuras . Neste sentido . aquelas partes interessadas envolvidas no desenvolvimento da gestão de desastres incluem um amplo número de intervenientes, incluindo os políticos, organizações não-governamentais (ONGs), elementos civis , acadêmicos e muitos outros. As agências humanitárias e organizações se encaixam de forma proeminente entre as ONGs relacionadas.
Efeitos desejados
gestão de desastres está preocupado com um conjunto de práticas que devem limitar o alcance e nível de impacto do desastre , não só sobre as pessoas ao redor, mas sobre a paisagem física e infra-estrutura local. O primeiro conceito é a mitigação , que contém o impacto do desastre de proporções mínimas através de mecanismos como inspeções estrutura e inspeções de construção. Mitigação é seguido por sistemas de emergência de preparação e de pessoal , mecanismos de resposta e equipes, e, finalmente , contingências de recuperação que ajudam o retorno população local a um grau de normalidade na vida diária.
Causas
gestão de desastres e ferramentas específicas pode ser iniciada por uma série de eventos de emergência. O Projeto de Redução da Vulnerabilidade Terremoto Urban isola cinco categorias principais de emergência : água e (inundações, tornados ou furacões) , relacionados com o geologicamente (terremotos e destruição da barragem ), química /industrial /nucleares, relacionados com o clima relacionados com o acidente e, finalmente , biologicamente relacionado . Cada um deles requer suas próprias abordagens específicas , organização, recursos de mitigação , estratégias e táticas .
Vulnerabilidade Avaliação
Para saber a partir de causas passadas e diminuir a devastação de efeitos futuros , os analistas de gestão de desastres deve olhar para uma área e determinar o seu grau de vulnerabilidade . Isto pode ser baseado em torno características geológicas (tais como linhas de falhas ) , bem como o layout da área em termos de estruturas , infra-estrutura , estradas e outros critérios. Além disso , os níveis de vulnerabilidade pode ser estabelecida com base nas condições sócio-econômicas, como bem essas condições prepará-los para a resposta a uma emergência e, finalmente , como eles estão dispostos a submeter-se a esforços de recuperação .