casa |  | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | CPR

Como você e um segundo socorrista podem aplicar RCP juntos em uma vítima adulta?

A realização da RCP com uma equipe de dois socorristas pode aumentar sua eficácia e eficiência. Aqui está um guia passo a passo sobre como você e um segundo socorrista podem aplicar RCP em uma vítima adulta:

1. Verifique a capacidade de resposta:
- Ambos os socorristas devem aproximar-se da vítima e verificar se ela responde balançando suavemente os ombros e gritando bem alto.

2. Peça ajuda:
- Se a vítima não responder, um socorrista deve ligar imediatamente para os serviços de emergência (911 ou o número de emergência local) e fornecer-lhes a localização e o estado da vítima.

3. Posicione a vítima:
- O outro socorrista deve colocar delicadamente a vítima de costas sobre uma superfície firme e plana.

4. Abra as vias aéreas:
- O primeiro socorrista deve abrir as vias aéreas da vítima utilizando a manobra de inclinação da cabeça/elevação do queixo.

5. Verifique a respiração:
- Ambos os socorristas devem verificar se a vítima respira normalmente por não mais que 10 segundos. Procure o movimento do peito e ouça os sons respiratórios.

6. Faça respirações de resgate:
- Se a vítima não estiver respirando ou ofegante, o primeiro socorrista deverá aplicar duas respirações de resgate utilizando a técnica adequada. Aperte o nariz da vítima e cubra toda a boca com a boca, criando uma vedação hermética. Faça duas respirações lentas e suaves, observando o peito da vítima subir e descer.

7. Realize compressões torácicas:
- O segundo socorrista deve iniciar as compressões torácicas imediatamente após as respirações de resgate. Posicione a base de uma das mãos no centro do peito da vítima, entre os mamilos. Coloque a outra mão sobre a primeira mão, entrelaçando os dedos. Mantenha os cotovelos retos e trave os braços.

- Aplique 30 compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto. Pressione 3,8 a 5 cm (1,5 a 2 polegadas) no tórax e deixe-o recuar entre as compressões.

8. Continuar os ciclos de RCP:
- Após completar 30 compressões torácicas, o primeiro socorrista deverá aplicar mais duas respirações de resgate. Isso completa um ciclo de RCP.

- Ambos os socorristas devem continuar alternando ciclos de 30 compressões torácicas e duas respirações de resgate até que a vítima dê sinais de vida, chegue ajuda ou eles fiquem exaustos demais para continuar.

9. Use um DEA (se disponível):
- Se um desfibrilador externo automático (DEA) estiver disponível, o segundo socorrista deverá recuperá-lo o mais rápido possível e seguir as instruções de voz. Fixe as pás do DEA no peito nu da vítima conforme as instruções do dispositivo. O DEA analisará o ritmo cardíaco e determinará se é necessário um choque.

Lembre-se de que o trabalho em equipe é crucial durante a RCP. A comunicação eficaz, a troca periódica de funções para evitar a fadiga e a manutenção do foco podem melhorar significativamente as chances de uma ressuscitação bem-sucedida.