casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | CPR
O que significa um código independente na codificação cpt?
Na codificação da Terminologia Processual Atual (CPT), um código autônomo refere-se a um código que pode ser relatado por si só, sem ser agrupado em um procedimento ou serviço maior. Códigos independentes são normalmente atribuídos a procedimentos ou serviços que normalmente não são executados em conjunto ou que não são parte integrante de outro procedimento.
Por outro lado, os códigos agrupados são códigos incluídos automaticamente no pagamento de outro código. Por exemplo, se um cirurgião realizar uma mastectomia, o código da mastectomia incluirá o código para a remoção dos gânglios linfáticos axilares. O código para retirada dos linfonodos axilares não pode ser informado separadamente.
Existem vários motivos pelos quais um código pode ser designado como código independente. Um dos motivos é garantir que o pagamento seja feito por procedimentos ou serviços que normalmente não são realizados em conjunto. Por exemplo, o código CPT para colonoscopia inclui o código para remoção de pólipos. No entanto, se o colonoscopista remover mais do que um determinado número de pólipos, um código separado poderá ser relatado para os pólipos adicionais.
Outra razão pela qual um código pode ser designado como código independente é para garantir que o pagamento seja feito por procedimentos ou serviços que não sejam parte integrante de outro procedimento. Por exemplo, o código CPT para cateterismo cardíaco inclui o código para inserção e remoção do cateter. Entretanto, se o cardiologista realizar uma angiografia coronária durante o cateterismo cardíaco, um código separado poderá ser relatado para a angiografia coronária.
É importante estar ciente de quais códigos CPT são códigos independentes e quais códigos são códigos agrupados para garantir que você esteja relatando os códigos corretamente e maximizando o reembolso por seus serviços.