casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | CPR
Você pode ficar chocado ao fazer RCP com um desfibrilador interno?
É muito improvável que uma pessoa que realiza reanimação cardiopulmonar (RCP) com um desfibrilador interno (CDI) leve um choque. Os CDIs são projetados para administrar choques apenas se detectarem uma arritmia cardíaca com risco de vida. Embora seja possível que o CDI aplique um choque enquanto alguém está realizando a RCP, isso é muito improvável.
A razão pela qual é improvável que alguém leve choque com um CDI durante a realização de RCP é que o desfibrilador está programado para aplicar choques apenas quando o coração está em uma arritmia específica. A menos que o coração da pessoa esteja com essa arritmia, o desfibrilador não aplicará o choque.
Além disso, a maioria dos CDI possui um recurso de segurança que os impede de aplicar choques se alguém estiver em contato com a pessoa que recebe a RCP. Este recurso de segurança foi projetado para proteger a pessoa que realiza a RCP contra choques.
Se você estiver preocupado em levar um choque com um CDI durante a realização da RCP, fale com seu médico ou profissional médico qualificado.