casa | | Informação em Saúde > | Segurança Pública Saúde | CPR
O que um médico pode encontrar no exame de Papanicolaou?
Durante um exame de Papanicolau, o médico pode examinar as células do colo do útero em busca de alterações anormais que possam indicar câncer cervical ou condições pré-cancerosas, como displasia cervical. Aqui estão algumas coisas que um médico pode encontrar em um exame de Papanicolaou:
1. Células normais:Um exame de Papanicolau normal mostra células saudáveis do colo do útero sem quaisquer anormalidades significativas.
2. Células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASCUS):ASCUS refere-se à presença de células escamosas atípicas ou de aparência anormal, mas não está claro se são cancerosas ou indicativas de uma condição pré-cancerosa. Testes adicionais podem ser recomendados para determinar a causa e a gravidade da anormalidade.
3. Lesões intraepiteliais escamosas de baixo grau (LSIL):LSIL refere-se a alterações leves ou de baixo grau nas células do colo do útero. Essas alterações são consideradas pré-cancerosas e são comumente causadas pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV). As LSILs geralmente desaparecem por conta própria, mas, em alguns casos, podem exigir monitoramento ou tratamento adicional para evitar a progressão para lesões mais graves.
4. Lesões intraepiteliais escamosas de alto grau (HSIL):HSIL refere-se a alterações pré-cancerosas moderadas ou graves nas células cervicais. Essas lesões apresentam maior risco de evoluir para câncer cervical se não forem tratadas. HSILs normalmente requerem uma abordagem de tratamento mais agressiva para prevenir a progressão para câncer cervical.
5. Anormalidades das células glandulares:referem-se a alterações anormais nas células glandulares do colo do útero. As anormalidades das células glandulares podem incluir células glandulares atípicas, adenocarcinoma in situ (AIS) ou neoplasia intraepitelial glandular cervical (CGIN). Dependendo da gravidade e extensão da anormalidade, são determinadas estratégias de manejo apropriadas.
6. Câncer cervical:Em casos raros, um exame de Papanicolaou pode detectar a presença de câncer cervical. O câncer cervical é caracterizado pela invasão de células malignas nos tecidos mais profundos do colo do útero. A detecção precoce através de testes de Papanicolau e procedimentos de diagnóstico subsequentes são cruciais para o tratamento e gestão eficazes do cancro do colo do útero.
É importante observar que o resultado do exame de Papanicolau não confirma imediatamente a presença de câncer cervical. Se forem identificadas quaisquer alterações anormais, testes de diagnóstico adicionais, como colposcopia, biópsias ou testes de HPV, podem ser recomendados para determinar a natureza exata da anormalidade e o tratamento apropriado.