Segundo Eduardo Nunes , Diretor de Normas Desenvolvimento da AABB , o sangue humano é tão variável entre os doadores um padrão para a coleta, testar e classificar é necessário "para fazer um produto imprevisível tão previsível quanto possível. " AABB publicadas as primeiras normas em 1957. Antes dessa publicação , os estados não consistentemente regular ou registre-se bancos de sangue e serviços de transfusão .
Standards Committee Revisão
Um comitê de cerca de 30 especialistas nas áreas (por exemplo, médicos, técnicos , administradores ) revisar estes padrões a cada 18 meses . A Diretoria da AABB tem uma lista de espera de voluntários para escolher a participar nas atualizações e revisões . Este comitê tem limites de mandato, estatuto social e processos em andamento para governar como eles funcionam juntos . O comitê irá encontrar cara a cara algumas vezes durante o processo de fazer recomendações com base na mais recente pesquisa científica. O público pode comentar sobre essas recomendações , durante um período de 60 dias.
O documento
A publicação em si é a "base para a acreditação pela qualidade e exigência técnica , "de acordo com Nunes. Centros de sangue e serviços de transfusão voluntariamente usar esses padrões para buscar e re -certificação para uma acreditação dois anos a partir da AABB . O manual tem atuais regulamentos Food and Drug Administration , bem como as melhores práticas dentro da indústria. As visitas da equipe BBB no local a cada dois anos para avaliar as instalações .
Além Centros de sangue e serviços de transfusão
Ao longo dos anos , a AABB expandiu as normas para incluir organizações de tratamento de sangue além dos bancos de sangue e serviços de transfusão tradicionais . Agora , a publicação tem padrões para terapias celulares , o que envolveu o transplante de células ou tecidos humanos para auxiliar no tratamento de doenças tais como a leucemia e alguns cancros . AABB também credencia laboratórios de referência Immunohematiology , que identificar e resolver simples problemas de compatibilidade de transfusão de glóbulos vermelhos complexos. Além disso, esses padrões incluem laboratórios para testes de relacionamento ( anteriormente conhecidos como testes de paternidade ) .
Normas Internacionais
Organizações em 80 países em toda a América Latina , África, Oriente e Oriente bases militares dos EUA na Ásia e , fora os EUA continental , use os padrões AABB para bancos de sangue e serviços de transfusão . O documento usa terminologia bancos de sangue acordado pela International Organization for Standardization (ISO) , o que facilita hemocentros internacionais para também receber o reconhecimento e acreditação da AABB de renome mundial .