estudos recentes sugerem que os campos eletromagnéticos que os transformadores de alta tensão podem emitem radão de transporte, que é uma das causas da leucemia, e que as crianças estão em maior risco do que os adultos . No entanto, esta ligação entre leucemia e transformadores de alta tensão permanece inconclusiva e os estudos da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) feito durante um período de cinco anos têm afirmado que não há na melhor das hipóteses uma relação indireta entre os dois. Pesquisa Oncologia também está avaliando a possibilidade de que , enquanto as ondas eletromagnéticas de campo não são fortes o suficiente para causar o câncer, ou seja , eles podem promover o câncer e causar células malignas , quando presente, a multiplicar-se muito rapidamente.
Neurológica Problemas
A Organização Mundial da Saúde adverte que os que vivem dentro de uma milha de um transformador de alta tensão poderia desenvolver distúrbios neurológicos. A exposição a ondas eletromagnéticas de campo , mesmo os mais fracos, pode prejudicar o equilíbrio químico do cérebro e capacidade do sistema imunológico para combater doenças.
Outros cânceres
Alguns os cientistas também estão explorando a possível ligação entre as ondas do campo eletromagnético ea perda de uma substância chamada melatonina, que é conhecido por suprimir e evitar a eclosão de muitos tumores malignos, especialmente câncer de mama. A partir de 2010 , não há evidências conclusivas, mas acredita-se que a destruição deste melatonina causada por transformadores de alta tensão , assim, contribuir para o risco de desenvolver esses tipos de câncer.